terça-feira, 10 de abril de 2018

Raziela

.

Raziela é um nome feminino que significa "meu segredo é Deus" em hebraico, derivado do masculino Raziel, na cabala judaica, um arcanjo. Interpretativamente, Raziel ou Raziela, do hebraico רזיאל, Rasaele, "Segredo de Deus" ou ainda "O Senhor é o meu segredo”. Na cabala, ele é conhecido como um anjo de mistério ou o guardião dos segredos.

Na Mitologia Judaica, Raziel foi o autor de um livro contendo o conhecimento celestial e terreno. O “Livro de Raziel”, originalmente escrito em hebraico e aramaico, foi traduzido para o latim com o nome Liber Razielis Archangeli, e no século XIII foi produzido um manuscrito sob o governo de Afonso X de Castela.

Diz a lenda que o Anjo teria roubado esse livro de Adão, mas outros anjos, furiosos com inveja, roubaram o precioso livro e o jogaram no mar. Então Deus ordenou que Rafael o levasse a superfície e devolvesse-o a Adão. Rafael obedeceu, caso contrário os anjos seriam severamente punidos.

O anjo Raziel apareceu como um personagem na Série Instrumentos Mortais (Shadowhunters) da autora Cassandra Clare, como um anjo aprisionado, cujo sangue teria sido bebido por Jonathan na infância. Raziel também é um personagem no jogo Dungeons & Dragons.

Porém, sobre Raziela praticamente inexiste qualquer informação. No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 42 pessoas chamadas Raziela, a metade delas nascidas nos anos 80. Embora basicamente seja Graziela sem o “G”, não há registros de Raziela nas listas recentes.

Mesmo em outros países, a única informação que consegui coletar é que ocorreram 5 registros de Raziela na lista total dos Estados Unidos de 2015, disponibilizada no site da Social Security norte-americana.

Quando bati o olho no nome Raziela achei extremamente elegante. Ele me lembra Rafaela, que é um nome que eu cogitaria usar caso não fosse tão popular atualmente no Brasil, mas tem uma total originalidade. Tem várias outras semelhanças com Rafaela, além da sonoridade, como por exemplo, a origem hebraica e ser o feminino do nome de um arcanjo na tradição judaico-cristã. Além disso, o significado também é atraente.

Raziela é realmente um nome incrível. Parece até um nome saído de um livro de ficção: gracioso, mágico e poético. Ao mesmo tempo, não é um nome “fofinho” demais. Raziela é poderoso. Por curiosidade, há um nome que é semelhante no significado, mas completamente diferente na sonoridade, o nome israelita Liraz, que significa “eu tenho um segredo”.


Enfim, a história e o significado do nome Raziela são fascinantes. Aprender mais sobre ele só me fez gostar ainda mais do nome. Uma pena que ele seja tão subestimado no Brasil e outros países de língua portuguesa. É uma oportunidade única de ter um nome exclusivo para sua princesinha, afinal, uma criança especial merece um nome privilegiado.




.

Um comentário:

  1. Minha filha completou uma semana agora e eu não tinha um nome pra ela. Raziela 🥰🥰🥰🥰 simplesmente divino.

    ResponderExcluir