quarta-feira, 11 de abril de 2018

Índigo



.


Índigo é um nome unissex, porém, pelas implicações notórias da língua portuguesa trabalharemos o nome como masculino. Além disso, há uma escassez enorme de nomes hippies e literais masculinos. Portanto, vamos focar no uso de Índigo para um menino. No entanto, se você terá uma menina e quiser usar Índigo saiba que nada te impede.

O nome Índigo é usado raramente, baseado na cor azul violáceo. Em última análise, é derivado do grego Ινδικον (Indikon) "Indic, da Índia", ou “indĭcum”, “tinta preta da Índia, anil' Se refere à forte tonalidade de azul, semelhante ao azul-violeta. É também uma designação comum da planta “anileira” (Indigofera suffruticosa).

A cor Índigo ou Anil é a cor da luz entre 450 e 480 nanómetros de comprimento de onda, localizada entre o azul e o violeta. Assim como muitas outras cores (como laranja, rosa e violeta), a origem do nome provém de um objecto natural, a planta Índigo, pela etimologia, do árabe annir e do persa nil (Índigo). O olho humano é relativamente insensível à frequência do anil, tanto que muitos não conseguem distingui-lo do azul ou do violeta. Por essa e outras razões, muitos (dentre eles, Isaac Asimov) defendem que o anil não deve ser considerado uma cor propriamente dita mas sim uma variação do azul ou do violeta. A cor pode ser obtida somando-se o ciano, magenta e amarelo na impressão gráfica, mas sem a tinta preta.

No entanto o termo “Índigo” ficou mais conhecido depois do conceito de crianças Índigo, que é o termo utilizado para descrever crianças que a parapsicologia acredita serem especiais. Os defensores desta crença afirmam que os "Índigos" constituem uma nova geração de crianças com habilidades especiais, e que têm por objetivo a implantação de uma "Nova Era" na Humanidade. Para a Doutrina Espírita, os Índigos seriam espíritos exilados de outros mundos.

Para a terapia Reiki, o Azul Índigo é o cor do nosso sexto chacra, o chacra da intuição, conhecido como Chacra Frontal. É uma cor profunda, que transmite ao mesmo tempo reflexão e força, emitindo uma energia muito forte também. É a cor da consciência celestial.

Muito embora o Brasil tenha sido terreno fértil para uma forte onda hippie, não há nenhum registro de um Índigo no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Apesar disso, não acho que seja motivo de estranhamento por conta da semelhança com o nome Ícaro e Ítalo, além disso, a terminação parecida com Rodrigo.

Índigo é o pseudônimo Ana Cristina Ayer de Oliveira escritora brasileira de literatura infanto-juvenil. Além disso, Índigo é o nome de um álbum da cantora pop portuguesa Susana Félix editado em 2006 pela Farol Música.

Acho que este é um nome maravilhoso para um garoto. Eu gosto da maneira que soa, e eu gosto do significado. Estou realmente surpresa por não ser mais popular. Lembra-me das profundezas escuras do oceano e sombras escuras de peixes passando. Como a cor, azul marinho, isso me faz pensar na tranquilidade alienante do mar. Outro nome que me transmite essa sensação é Aquamarine, embora este me faça pensar mais em águas tropicais, cheias de luz. Talvez Índigo e Aquamarine sejam um belo par para irmãos ou para gêmeos.

Índigo é o nome de um personagem no livro “A estrela Índigo” (2004), da autora Hilary McKay, que compõe a série “Retratos de Família”.


Liberty Phoenix, atriz americana, tem um filho chamado Indigo Orion, nascido em 1999. Além disso, Tom Bailey (cantor inglês) e Allanah Currie (artista neozelandesa), têm uma filha chamada Indigo nascida em 1988. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário