domingo, 22 de abril de 2018

Sarangerel

.


Sarangerel é um nome do qual, infelizmente, teremos pouco o que falar. Sendo um nome feminino mongol, ele está longe de ser reconhecido no mundo ocidental. De todo modo, Sarangerel significa “luar” em mongol.

Sarangerel Tserevsamba é uma das componentes de uma banda de folclore mongol chamada Egschiglen são uma banda de folclore mongol, formada em Ulan Bator em 1991, uma das poucas bandas tradicionais da Mongólia populares no resto do mundo. Em português, "Egschiglen" significa "melodia harmoniosa".

Outra referência é Sarangerel Odigon (1963-2006), uma mulher com mãe mongol (buriata) e pai alemão, nascida nos Estados Unidos, começou a praticar o xamanismo (Tengerism, como ela preferia chamar) e viajou para a Mongólia para restaurar a antiga e original religião dos mongóis. Através de livros sobre o assunto, Sarangerel espalhou a mensagem mongol pelo mundo ocidental.

Sarangerel é um nome bastante incomum e exótico. Seria bom em um personagem, num cenário de ficção cientifica ou fantasia – até por que lembra os nomes élficos em Sindarin do nosso amado Tolkien, mas ainda me gera dúvidas sobre a aplicação desse nome nas nossas culturas para pessoas reais.

Por outro lado, devemos nos lembrar da dificuldade de colocar um nome de outra cultura em uma criança sem raízes mongóis, que pode soar um pouco extremo, mesmo para um segundo nome. Embora tenha esses pequenos apontamentos, é um nome que soa agradável aos meus ouvidos, e para o qual há uma abundância de apelidos pelos quais as pessoas lutam – como Sara, por exemplo.

O significado também é muito bom, bastante típico de significados de nomes asiáticos e turcos femininos – sempre exaltando beleza feminina em associações típicas com o luar, as flores, etc. – o que torna o nome bastante charmoso. Sarangerel é daqueles nomes não descobertos pelo mundo.


O Namepedia coloca algumas grafias alternativas já encontradas pelo mundo, como: Sorangerel, Salangerel, Sarrangerel, SSarangerel, Sarangerela, Sraangerel, Sarangerle, Sarangeerl;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário