sábado, 7 de abril de 2018

Sunaina

.


Sunaina é um nome feminino com estreita relação com o hinduísmo e usado predominantemente entre indianos. Em hindi, significa “olhos lindos” ou “olhos adoráveis”.

Sunaina é uma atriz indiana que aparece principalmente em filmes Tamil. Ela nasceu em Nagpur, Maharashtra. É uma das poucas referências reais que encontramos sobre o nome.
Sunaina é uma série de televisão ao ar no canal Pogo. O enredo gira em torno de uma menina de 15 anos chamada Sunaina, que tem a capacidade de ver o futuro em seus sonhos e segue as desventuras por esses sonhos.

Obviamente, como um nome indiano ele é desconhecido no Brasil e outros países de língua portuguesa. Arriscaria dizer que é desconhecido em todo o ocidente. Isso se comprova com os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), onde não há nenhum registro de Sunaina. Assim como em listas recentes da Arpen/SP.

Por uma questão de fidelidade com o nome, fui para o YouTube ouvir a pronuncia correta de Sunaina. Afinal, é Sun(á)ina ou Suna(í)na?

Depois de assistir uns três episódios da série citada acima, me convenci que a pronúncia correta é Suna(í)na. Ou seja, parecidíssimo com o nosso Janaína. Isso o torna mais familiar ao brasileiro, embora eu acredite ser necessário acentuar para acabar com as dúvidas.

Sunaina é, portanto, um nome indiano super interessante para quem gosta ou tem ligação com essa cultura, cuja sonoridade é legal e o significado é um bônus bem atraente. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário