sábado, 12 de maio de 2018

Edric

.

Edric é um nome masculino com uso em inglês, embora raro. Seu significado pode gerar várias interpretações a partir dos elementos ingleses antigos “ead” (riqueza, fortuna) e “ric” (lei, regra ou chefe, senhor). Após a conquista normanda este nome não era de uso em território inglês, e tem sido ocasionalmente revivido em tempos modernos, embora continue em baixa prevalência. A grafia original era Eadric.

O primeiro elemento também é encontrada em nomes como Edgardo, Edith, Edmundo, Edvino, Edulf e Eduardo, enquanto o último está também presente em Adalrico, Godric e Kendrick. Ele está também relacionado com Odorico, constituído pelos homólogos alemães destes dois elementos.

A primeira coisa que me chama atenção nesse nome é a semelhança com Eric, e fico imaginando por que as pessoas não o descobriram ainda. Afinal, Eric é razoavelmente popular no Brasil e muito apreciado em dias atuais para nomear bebês e crianças. Por algum motivo, esse nome parece muito adequado para um príncipe ou rei - tem um toque de nobreza nele!

A despeito dessa semelhança, apenas 71 pessoas se chamam Edric, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), somado à 70 com a grafia Edrick, e praticamente todos os registros se deram nos anos 2000. Isso talvez queira dizer que o nome Edric está começando a ser “desbravado”. Enquanto isso, na lista da Arpen/SP de 2015 não encontrei nenhum registro.

Como referências do nome Edric podemos citar Edric Bastyan, general e político inglês que foi governador britânico da Austrália do Sul e da Tasmânia e, com a grafia antiga, Eadric Streona, nobre anglo-saxão. Há também um rei de Kent (de 685 a 686), conhecido como Edric de Kent (eu sabia que devia ter um rei com esse nome!), além de Eadric, o selvagem, líder da resistência à conquista normanda entre 1068 e 1070.

Elencados ainda estão Edric Gifford, o Barão Gifford, receptor inglês da Cruz da Vitória (seja lá o que isso signifique), além de um antigo cantor e ator americano chamado Edric Connor, um atleta canadense chamado Edrick Floreal, e um jogador de rugby australiano chamado Edrick Lee.

Na ficção, o uso de Edric é mais abundante:

- Edric é um personagem da série do ciclo de romances “Dune”, escrito por Frank Herbert.

- Edric Dayne - Lorde Edric "Ned" Dayne é o jovem senhor de Tombastela e escudeiro de Lorde Beric Dondarrion -  e Edric Storm – um bastardo do Rei Robert, que não aparece na série Game of Thrones -  são dois personagens da série de romances “Song of Ice and Fire”, escrita por George R. R. Martin.

- Edric Vosper é um personagem do jogo de vídeo-game Harry Potter e a Copa Mundial de Quadribol.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário