sexta-feira, 11 de maio de 2018

Eufrásia



.


Eufrásia é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Euphrasia, que significa "bom elogio" em grego, dos elementos ευ (eu, "bom") combinado com φράσις (phrasis, "sentença", "expressão"). Em francês, a grafia é Euphrasie. Outras fontes dizem significar “boa mente”, interpretando, “alegria, felicidade, alma serena”, do grego e φρήν (phren, "mente"). Já uma terceira versão afirma que seria um toponímico, ou seja, vindo do Rio Eufrates. Frequentemente, é confundido com o nome Euprassia, que tem diferente origem.

Se tornou um nome de natureza religiosa e difundido em círculos cristãos, cuja divulgação se deve ao culto de vários santos assim chamados. Uma delas é Eufrasia do Sagrado Coração de Jesus, uma religiosa indiana.

O nome é usado para um gênero de plantas, usada para fins medicinais, especialmente no que diz respeito à tratamento de doenças da visão.

Eufrásia é o nome de 1.215 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de maior frequência é a Bahia, e os registros se deram majoritariamente nas décadas de 40 e 50.


Eufrásia Teixeira Leite pode ser considerada uma das poucas referências. Ela foi uma herdeira, investidora financeira e filantropa brasileira. Deixou em testamento uma fortuna que poderia comprar 1.850 quilos de ouro, aos preços da época, e cuja maior parte foi legada a instituições assistenciais e educacionais da cidade de Vassouras. Sozinha, Eufrásia multiplicou várias vezes a fortuna da família e seria bilionária, nos padrões atuais.



Planta Eufrásia, conhecida como "erva da visão"




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário