terça-feira, 15 de maio de 2018

Rutílio

.


Rutílio é o nome de apenas 31 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Pelo menos no que concerne o período que vai mais ou menos de 1910 até os dias de hoje, não há por que supor que Rutilio encontrou alguma repercussão por aqui. Se encontrou, foi bem antes disso. Então, para aqueles que amam o argumento “nome de velho”, não, Rutilio está mais para “nome de múmia”.

Mas é um nome, e vai ter o post aqui no Por Trás do Nome, como lhe é de direito. Embora eu não aconselhe o uso de Rutílio à ninguém.

Rutilio é uma pedra preciosa, que também é usada como nome próprio. Rutilio vem do latim Rutilus, palavra que designa a cor vermelha ou também “ruivo”, designando a cor do cabelo. Por conta da sua cor profundamente vermelha encontrada em algumas pedras, esse mineral ganhou o nome de Rutílio. Também chamado de Rutilo, Rútilo ou quartzo rutilado, é associado ao surgimento da palha de trigo e aos cabelos dos anjos;

Outras versões do nome incluem: Rotilio, Rutilo, Rutolo (italiano), Rutili (catalão), Rutilius, Rutilus, Rutulus (latim), Rutyliusz (polonês), Rutilij (Rússia).

Seu uso na Itália, que começou no Renascimento, deriva de modelos históricos e clássicos, porque o nome foi tirado de vários personagens na história romana. Até à data, a sua propagação é pobre, o maior no Norte e Centro da Itália e especialmente na Toscana.


Referências:


Rutilio Pudente Crispino , general romano;
Rutilio Tauro Emiliano Palladio , agrônomo Romano;
Claudio Rutilio Namaziano , poeta e político romano;
Rutilio Baldoni , jogador de futebol italiano;
Rutilio Benincasa , o astrônomo italiano e astrólogo;
Rutilio Manetti , pintor italiano;
Rutilio Muti , pintor italiano;
Rutilio robusta , político e anti-fascista italiano;
Rutilio Dale , historiador, político e zoólogo italiano;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário