quarta-feira, 16 de maio de 2018

Euphrosine & Eufrosina

.


Essa é a forma francesa e alemã de Euphrosyne, um nome feminino derivado da mitologia grega. Ele significa “Regozijo, alegria” em grego, baseando-se em “euphron”, composto por “eu”, "bom", e “phren” (genitivo phrenos), "mente", "coração". Euphrosyne era uma das três graças ou “charités” na mitologia grega.

Seu uso é baseado no período clássico, mas também foi influenciado pela existência de santas cristãs com esse nome. Em outras linguagens temos Efrosyni (grego), Eufrozina, Fruzsina (húngaro), Frosina (macedônico), Eufrosinia, Eufrosia, Eufrosine, Eufronia (italiano). Eufrosina é a forma italiana, portuguesa e romena do nome.

O dia de festa geralmente ocorre em 11 de fevereiro em comemoração à Santa Eufrosina, freira e virgem que viveu em um mosteiro masculino disfarçada de frade.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 577 pessoas chamadas Eufrosina no país, sendo que a maioria delas nasceu na década de 40. A grafia Euprhosine não tem registros. A maioria das Eufrosina’s brasileiras são baianas.

Referências:

Eufrosina, imperatriz bizantina;
Eufrosinia, freira e santa russa;
Euphrosyne Parepa-Rosa, soprano britânica;
Efrosin'ja Mstislavna, rainha da Hungria;
Eufrosia Siracusa Valdaura, dama da nobreza italiana. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário