quarta-feira, 9 de maio de 2018

Thalita e Olívia: filhas de Adriana "Bombom"

.


Em meio à tantas bizarrices cometidas pelos famosos na hora de batizar seus rebentos, temos aqui a Adriana Bombom, dançarina, atriz e apresentadora de televisão brasileira, que deu às suas filhas nomes bem interessantes: Thalita (13 anos) e Olívia (14 anos). 

Thalita

Talita é uma forma portuguesa de Talitha que significa "menina" em aramaico. O nome é retirado da frase Talitha cumi que significa "menina, levante-se!" falada por Jesus, a fim de ressuscitar uma criança (ver Marcos 5:41). Talitha é uma estrela que também faz parte da constelação da Ursa Maior (Ursa Maior). É um nome que passa uma sensação de atemporalidade, sua sonoridade é refrescante e seu significado é muito interessante. O problema é onde a Bombom colocou o "h", que a princípio estaria incorreto. 

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Talita é o nome de 141.042 pessoas no país, no período da pesquisa. Isso faz dele o 116º nome feminino mais usado nesses termos. O estado de maior frequência é São Paulo, e a década da maioria dos nascimentos é 1990. Assim como na lista da Arpen/SP, no IBGE também encontramos várias grafias alternativas como Talitha (1.332 pessoas), Thalita (21.165 pessoas), Talyta (1.379), entre outras muitas.

Olívia 


Olívia é um nome praticamente inexistente entre bebês e crianças até 10 anos atrás, jamais cogitado, que de repente, ganhou um brilho e entrou para os anais da popularidade no momento. Considerando que a Olívia Nobre tem 14 anos, é possível dizer que a Adriana foi muito original na sua escolha e acabou até mesmo ditando alguma tendência na época.

Vem do latim “oliva”, que quer dizer “oliveira” (árvore). Este nome foi usado pela primeira vez nesta ortografia por William Shakespeare para um personagem em sua comédia "Twelfth Night" (1602). Shakespeare pode tê-lo baseado em Oliver ou Oliva, ou talvez diretamente sobre a palavra Latina oliva que significa "azeitona". Na peça Olivia é uma nobre menina que é cortejada pelo duque Orsino, mas em vez disso se apaixona por seu mensageiro Cesario.

No ranking de 2016 no BabyCenter Brasil, Olívia está na 58ª posição, tendo subido 10 posições em relação ao ranking do ano anterior.

Em São Paulo, de acordo com os dados oficiais da Arpen/SP (2014) nasceram 247 meninas com o nome Olívia e 254 com o nome Olivia (sem acento). Ao todo, 501 registros, se somarmos os registros com e sem acento. No ano de 2015, foram 308 registros (sem acento) e 271 (com acento).

Em termos de outras épocas, podemos consultar o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). De acordo com essa ferramenta, Olívia é o nome de 41.013 pessoas, sendo o 351º nome mais usado no país durante o período da pesquisa. A década de maior número de nascimentos é 1940, e por isso percebemos que Olívia deu um intervalo de 70 anos para começar a ser registrado novamente de forma proeminente.

Por parte de Dudu Nobre, seu pai, Olívia e Thalita tem dois irmãos, João Eduardo, que tem 5 anos e Alícia (nascida em 2015), com a artista Priscila Nobre. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário