domingo, 16 de agosto de 2015

Adamo

.


Adamo é a forma italiana do nome Adão, nome de origem hebraica que significa “homem”. Pode também significar “ser vermelho”, a partir da palavra hebraica אדם ('adam, referindo-se a cor avermelhada da pele humana.

Pode ainda ter origem na palavra acadiana “adamu”, que quer dizer “para fazer”. De acordo com o Velho Testamento, Adão foi criado a partir da terra por Deus (há um jogo de palavras com o hebraico אֲדָמָה ('adamah) que significa "terra". Ele e Eva foram supostamente os primeiros seres humanos, vivendo felizes no Jardim do Éden até Adão comer uma fruta proibida dada a ele por Eva.

A única forma feminina conhecida é Adamina, de origem no inglês. Em outros idiomas, Adamo é encontrado como Aatami (finlandês), Akamu (havaiano), Adhamh (irlandês), Adam (inglês), Adão (português), Adomas (lituano), Addy (inglês medieval), Adan (espanhol), Adem (turco);

Algumas personalidades com o nome:

Salvatore Adamo, também conhecido simplesmente como Adamo, é um cantor francófono ítalo-belga nascido em Comiso, Itália em 1º de Novembro de 1943.
Adamo Tadolini (Bolonha, 21 de dezembro de 1788 - Roma, 16 de fevereiro de 1868) foi um escultor italiano. 
Adamo Boari (Marrara (Ferrara), Itália, 22 de outubro de 1863 - Roma, Itália, 24 de fevereiro de 1928). Foi um arquiteto de origem italiana.
Adamo Alonso Bazani (Santo André, 13 de janeiro de 1979) é jornalista brasileiro da área policial. Atualmente atua na rádio CBN.

Adamo Prince é um instrumentista, arranjador e compositor de música popular brasileira. 




by





.

Um comentário:

  1. Nossa não conhecia, e gostei!!! Não gosto de Adão, nada nada, mas Adamo me soou tão bem!!!!!

    ResponderExcluir