domingo, 16 de agosto de 2015

Dafne

.
Dafne é a forma portuguesa e italiana de Daphne, que também é encontrada nas formas Dafina (albanês), Daphne (holandês), Daphne (Inglês), Daphne (francês), Daphne (mitologia grega), Dafina (macedônio).

Nos países lusófonos ele é incomum, mas não deixa de ser utilizado com uma certa freqüência. Em 2014, em Portugal, foram registradas apenas duas meninas chamadas Dafne. Enquanto isso, em São Paulo (estado) foram 60 registros de Dafne e 16 registros de Daphne. (Obs: O mais triste a ser dito é que foram 75 registros de Dafny, 21 registros de Dafiny e 11 registros de Daphine, que é totalmente sem noção de grafia), conforme dados da Arpen/SP.

Significa "louro" em grego. Na mitologia grega, ela era uma ninfa se transformou em uma árvore do louro por seu pai, a fim de que ela pudesse escapar da perseguição de Apolo. Ela tem sido usada como um nome dado no mundo de fala Inglês desde o final do século 19.

Além da ninfa, Dafne também é o nome de duas óperas: a composta por Jacopo Peri (1597), não mais existente e considerada a primeira ópera já composta e outra ópera de Richard Strauss baseada no mito da ninfa.

A personagem mais conhecida com o nome é Dafne Blake, do desenho animado Scooby Doo. Como personalidades da “vida real” podemos citar Daphne Du Maurier, escritora inglesa e Daphne Zuniga, atriz norte-americana, é mais conhecida por ter participado dos premiados seriados Melrose Place, como a personagem Jo Reynolds, e One Tree Hill, como Victoria Davis.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Dafne é o nome de 4.134 pessoas no Brasil, de 1930 a 2010. O estado de destaque é o Acre, e a maioria nasceu depois dos anos 2000. Daphne, nessa grafia, tem 691 pessoas. É um nome raro, portanto, em qualquer geração que analisemos. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário