terça-feira, 1 de março de 2016

Loredana








Loredana é classificado, pelo Behind The Name, entre os famosos nomes literários. Ele foi criado pelo escritor francês George Sand para um personagem de seu romance Mattea (1833) e mais tarde foi usado pelo autor italiano Luciano Zuccoli, em seu romance L’amore de Loredana (1908). Foi possivelmente com base no sobrenome veneziano “Loredan”, que foi derivado de um nome de uma localidade chamada Loreo.  De acordo com a Wikipédia italiana, “Loreo” significaria “baia”.

Lora e Lorita são considerados diminutivos. Porém, há motivos para acreditar que Loredana não é um nome simplesmente inventado para uma obra literária, pois é por demasiado semelhante ao título dado à Madonna di Loreto (Nossa Senhora de Loreto), ou seja, Loretana ou Lauretana, e por causa disso é considerado um nome santo. A Wikipédia italiana tem uma sessão apenas para o nome Loretana, que é considerado um nome feminino italiano.

De acordo com essa página, são consideradas variantes de Loretana (o atributo à Virgem Maria) os nomes: Loredana, Loredania, Oredana, Lorediana, e no masculino, Loredano e Oredano. São  considerados diminutivos os nomes Lora e Dana.

Loredana é um nome adéspota, como não há nenhum santo cristão que carregá-lo, de modo que o dia do nome cai em 01 de novembro, Dia de Todos os Santos; No entanto, dada a sua possível conexão com a Madonna di Loreto, ele também pode ser celebrada em 10 de dezembro.



Há poucas referências desse nome na língua portuguesa. Mas fora dessa, há algumas, dentro da cultura pop da Romênia e da Itália, atrizes e estrelas dessa área. Também há uma nobre, chamada Loredana Marcello, dogaressa (duquesa) de Veneza, nascida em 1572. Foi uma escritora e botânica, sendo considerada uma estudiosa excepcional para a época. Na atualidade, podemos citar Loredana Berté, cantora italiana e Loredana Boboc, ginasta romena. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário