segunda-feira, 25 de abril de 2016

Adorabelle & Adorabella





Adorabelle e Adorabella foram nomes que encontrei no Think Baby Names. Para esclarecer, esse site não tem muito problema em expor os nomes adaptados e inventadinhos, então Adorabelle é colocado lá como nome legítimo.

Segundo o site – que é o único que aborda esse nome, mesmo em inglês – Adorabelle é um nome feminino que significa “amada, adorada”. Adorabelle seria uma forma adaptada de Adora, que é um diminutivo espanhol de Adoración, que significa “adoração”, e um verbo na língua portuguesa (Adorar), combinado com o sufixo –belle. Então, “adorada e bela” parece ser um significado mais plausível.

São apresentadas algumas variantes como Adorabela e Adorabella, mas todos estes tem pouquíssima frequência como nome feminino no mundo todo. É bastante incomum, entre adultos ou crianças.

Eu tenho uma queda enorme por nomes terminados em –belle pela sonoridade “francesa” que eles adquirem, mesmo que no Brasil, essa terminação venha sendo estragada pelo uso de –belly, que é totalmente equivocado em termos de grafia. E qualquer nome que tenha “dora” no meio me seduz, então acabei achando Adorabella e Adorabelle extremamente simpáticos e cativantes!

Desnecessário dizer que não há, em nenhuma das listas brasileiras disponíveis, qualquer sinal desse nome. Só acho que ele não foi ainda “descoberto” pelos brasileiros, pois no momento que for, certamente garimpará alguns registros anuais. Como sou um pouco compulsiva por nomes que fujam da inicial “A” (Vocês já repararam que eles são sempre maioria?), fiquei pensando também em Dorabelle e Dorabella, e estes já estão na lista para posts específicos. Gostei mais ainda.

Há ainda a possibilidade de Adorabel, que fica muito parecido com a palavra “adorável”, a ponto do corretor automático do Word ficar tentando corrigir o tempo todo. Além disso, só troca uma letrinha da palavra “adorable” no inglês.

Adorabelle resgata lojas, shoppings, cafeterias e tudo mais em países de língua inglesa. Já Adoriabelle resgata sites brasileiros, inclusive o Dicionário de Nomes Próprios, que o coloca em alta conta significando “bela e adorável”. Mas, assim como Adorabelle, só encontrei perfumarias chamadas Adoriabelle. Devo admitir que não gostei desse "i" a mais. 

Entre as grafias aqui citadas, acho que prefiro Adorabella por soar mais forte, mas também acho muita fofura em Adorabelle. Qualquer uma das escolhas seria cheia de purpurina. 

Pesquisando por Adorabella no Google, descobri que esse parece ser um nome amado pelos escritores de Fanfic para usar em seus personagens. Encontrei pelo menos meia dúzia deles. Por exemplo, Adorabella Somerville é uma personagem criada a partir de Kushiel's Legacy (O Legado de Kushiel), uma série de romance e fantasia escrita por Jacqueline Carey.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário