quinta-feira, 7 de julho de 2016

Jaci




Jaci (do tupi Ya-cy ou Ia-cy, «mãe dos vegetais»), na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Mitologicamente, Jaci é identificada com Diana dos romanos, Xochiquetzal dos astecas, Chandra dos hindus e Ísis dos antigos egípcios. Na linguagem tupi-guarani, é o nome dado a própria lua.  Está relacionado com o significado de Jacira, que une os elementos yacy “Lua” e ira “mel”, e significa “mel da lua” ou “lua de mel”.

“No início de todas as coisas, Tupã criou o infinito cheio de beleza e perfeição. Povoou de seres luminosos o vasto céu e as alturas celestes, onde está seu reino. Criou então, a formosa deusa Jaci, a Lua, para ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encanto para a vida dos homens. Mais tarde, ele mesmo sucumbe ao seu feitiço e a toma como esposa. Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos (Tamára Baranov)”.

Jaci é um nome utilizado comumente para ambos os sexos, e entre os indígenas brasileiros, é utilizado para designar um mês lunar e um adorno em forma de meia-lua. Normalmente é pronunciado como uma oxítona, com a última sílaba aberta.

No estado de São Paulo, de acordo com a lista da Arpen/SP foi registrada apenas uma Jaci em todo o ano de 2015. Em compensação temos vários nomes começados com “Jaci”: Jaciara, Jaciane, Jacira, Jaciely, todos com 1 registro cada. Jacy também teve 1 registro, e não encontramos outros nomes começados com “Jacy”.

Como a linguagem tupi-guarani não teve escrita própria, supomos que o nome possa ser escrito com “y” sem nenhum prejuízo do significado.

Jaci Jaterê – que também é grafado como Jasy Jatere em guarani e Yasy Yateré em espanhol) é o nome de uma importante figura da mitologia guarani. Ele é um dos sete filhos de Tau e Kerana, e seu nome significa literalmente “pedaço da Lua”. Dentre seus irmãos, ele é o único que não tem aparência monstruosa. É descrito como uma criança ou homem baixinho, com olhos azuis e cabelos aloirados, uma aparência bela e encantadora, carregando um cajado mágico. Ele era considerado o protetor da erva-mate e também dos tesouros escondidos. Dizem as lendas que Jaci Jaterê as vezes se mostra às crianças, que ficam em transe, são levadas a um local secreto da floresta e brincam até acordar, quando são devolvidas à sua cama por um beijo mágico.

Já outras versões dessa lenda são menos auspiciosas: dizem que as crianças são transformadas em feras, ou então, entregues a um dos seus irmãos, uma criatura canibal que se alimenta delas. Logicamente, a intenção das lendas é manter as crianças obedientes e sossegadas durante a sesta. Alguns estudos antropológicos associam Jaci Jaterê a Saci Pererê, que por influência africana e europeia, tomou distância das características originais.

Mulheres

Jaci é um município brasileiro do estado de São Paulo e também, Jaci-Paraná é um distrito do município brasileiro de Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Jaci Velásquez (Houston, 15 de outubro de 1979) é uma cantora americana de música cristã contemporânea e atriz. Com aproximadamente 20 anos de carreira, Jaci Velásquez já vendeu mais de cinco milhões de álbuns no mundo todo, ganhou três discos de platina e cinco de ouro, e 16 de suas canções ficaram entre os hits mais ouvidos nas rádios da américa latina.

Jaci foi uma personagem da novela “Bicho do Mato” (Rede Record/2006), interpretada pela atriz Juliana Xavier.

Homens:

Jaci Antonio Louzada Tupi Caldas (Também assinava: Jacy Antonio Louzada Tupy Caldas, mas era mais conhecido como Tupi Caldas.). Deu contribuições a paleontologia descrevendo alguns animais encontrados no Rio Grande do Sul.

Jaci Luis Pichetti é um ex-jogador de futebol brasileiro que atuou como atacante. Dentre os clubes defendidos, estão Botafogo, Botafogo-RP, Grêmio, Vitória, Santa Cruz, América-RJ, Paraná, Araçatuba e Guarani.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário