sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jaciara

.


Jaciara, segundo o Dicionário de Nomes Próprios, é um nome de origem indígena tupi-guarani, que significa “senhora da lua”, “nascida da lua”, “dona da lua”, “dominadora da lua”. Como um nome indígena, ele é a junção das palavras tupi “yaci” (Jaci, na escrita comum em português), que significa “lua”, e Yara, que significa “senhora, dona, dominadora”, o que resulta em “senhora da lua”, “nascida da lua” ou “dominadora da lua”. Tem algo errado nessa etimologia, visto que Iara é a mãe d’água.

Então buscamos outras fontes: O Dicionário Informal classifica Jaciara como significando “luz da Lua”, “tempo da lua” ou “nascer da Lua”, a partir da interpretação de Jaci (lua) e Ara (relativo a ave, que voa, dia, luz, tempo, clima, hora, nascer). O Blog Caboclos na Umbanda, que fez uma compilação útil de nomes indígenas e seus significados (apesar de não citar fontes), retrata seu significado como sendo “nascer da lua”, ou simplesmente, “luar”.

Esse nome tem como bônus um significado muito bonito, e o fato de ser indígena, que já lhe garante um pontinho a mais, por todo resgate cultural que isso representa. A lua é um elemento místico, que encanta a todos os povos, está presente na maioria ou senão todas as mitologias, representando a deusa, a divindade feminina, a fertilidade, etc.

Jaci, a lua, é objeto de muitas lendas indígenas Uma delas conta que, numa época em que não havia lua ou estrelas, as pessoas temiam a escuridão da noite. Havia uma índia de pele clara que saía a noite sem medo, e provocou a inveja de outra índia. Essa pediu a cascavel que picasse Jaci, numa de suas saídas noturnas.

A cascavel estava empenhada em atender o pedido da índia invejosa, mas quando picou Jaci, acabou partindo os dentes nas conchas que ela trazia com enfeites nos pés. A índia perguntou por que a cascavel queria lhe machucar, se ela nunca lhe fez mal, e ao saber de tudo, quis viver longe de quem estava lhe desejando a morte. Com a ajuda de uma coruja e de cipós, ela subiu para o céu, onde adormeceu e se transformou na Lua. Assim, ela passou a iluminar a escuridão da noite, e nunca mais as pessoas a temeram.

Como o tupi e seus dialetos foi uma das principais línguas faladas pelas tribos indígenas brasileiras, o nome Jaciara se destaca no território nacional, onde é usado moderadamente. As meninas chamadas Jaciara podem ser apelidadas de Jaci ou de Iara, sendo que Jaci é a deusa da lua enquanto Iara é a mãe das águas, representada por uma linda e sedutora sereia.
Jaciara é um município do estado de Mato Grosso, no Brasil. No caso do município, o nome Jaciara foi extraído do texto "Vitória Régia" contido na obra "Lenda da Índia Jaciara, a Senhora da Lua", do escritor Humberto de Campos. O nome tem origem na língua tupi antiga e significa "senhora da lua" (îasy, lua + îara, senhora).

Na Umbanda, existe a adoração da Cabocla Jaciara, ligada à Oxum, que é filha da Cabocla Jurema com o Caboclo Sete-Flechas, irmã de Jandira, Jacira e Jupira. Assim, esse nome pode ter um significado muito especial para aquelas pessoas que praticam a religião da Umbanda. Ela é uma cabocla ligada aos montes, vales e cachoeiras, guerreira e desbravadora de novos caminhos.

Acho Jaciara um dos melhores nomes indígenas abordados aqui no Blog até agora, pois de todos, tem uma sonoridade leve, divertida, moderna e mesmo semelhante a outros nomes indígenas mais conhecidos, como Mayara por exemplo. Como apenas uma Jaciara foi registrada em São Paulo em 2015 (Arpen/SP), ainda tem o benefício da raridade e exclusividade.



.

35 comentários:

  1. gostei muito de uma explicação mais a fundo do meu nome que me veio a calhar muito bem, pois sou neta de índia criada em uma tribo e tenho muito orgulho disso, sou do Maranhão e hoje moro em São Paulo e ate hoje só conheci uma Jaciara aqui. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava da mesma maneira, Até descobrir a origem dele
      É raro eu conhecer alguém com esse nome jaciara
      Que aliás é o meu nome kkk

      Excluir
    2. Kkk mais 1 jaciara.msm história .

      Excluir
  2. Meu nome é Jaciara mais não gosto do meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo meu nome e os significado que ele traz

      Excluir
  3. Ñ gostava muito do meu nome até fazer uma pesquisa afundo e hj tenho orgulho dele, meu avô ñ poderia ter dado nome melhor 🤩❤

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria..
    Meu nome também é Jaciara.
    Mas todos me chamam de Jacy.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Também me chamo Jassiara. A diferença é com dois S. Todos me chamam de Jassi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira pessoa que encontro com dois S.. o meu tbm é Jassiara

      Excluir
  7. em alagoas é o que mais tem acho meu nome atraente e misterioso

    ResponderExcluir
  8. maior orgulho de ter um nome indigena até pareço uma india.

    ResponderExcluir
  9. A minha filha chama-se Jaciara ❤️ acho lindooo então a história dele faz dela uma guerreira. Tanta história num nome só 💗

    ResponderExcluir
  10. Meu nome tbm é Jaciara amo esse nome,no começo eu não gostava,pois onde eu moro ñ tinha nenhuma menina com o meu nome...hj mim sinto melhor e amo meu nome...valeu Cunha por ter mim dado esse nome maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Não gostava do meu nome Jaciara até descobrir o significado agora mais que nunca amo meu nome e lindo nao me vejo com outro

    ResponderExcluir
  12. Ameiiii eu tbm me chamo Jaciara ... e me chamam de Jacii

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto.
    E gostei de saber quantas jacyaras tem.
    Me chamo jacyara mas me chamam de jacy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Eu tbm me chamo Jacyara, e onde moro nunca conheci ninguém com esse nome.

      Excluir
  14. sempre e bom descobrir de onde vem nossas origens sou neta de indio e caboco de pai e de mai meus avos paternos e maternos sao indios minhas avo materna e paternas sao cabocas e meu nome quem me deu foi meu avos paternos de jaciara ate hoje minha mae dis que meu nome nao veio a toa pelo gosto pela sabedoria que tenho ate hoje de saber e conhecer as coisas. e meus avos disse que nao foi atoa que esse nome foi escolhido pra mim .quem me conhece me chamar de jacy de lara eos mas velhos me chamam de lua e tupi

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Jaciara Também. Amo meu nome tenho orgulho de ter esse nome.
    Beijos a todas as jaciaras

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito de saber mais sobre o meu nome e o significado dele, pois a um tempo atrás eu não gostava do meu nome mas dps me acostumei com ele e já faz um tempo que eu gosto muito do meu nome 😍😍

    ResponderExcluir
  17. Tb mim chamo jaciara não gostava dele pq na escola sempre mim chamavam de jacira,mais agora amo meu nome,tinha uma biza Índia e meu nome foi escolhido através de um sonho q minha mãe teve,mim chamam de jaci,ciara,cici,ci....

    ResponderExcluir
  18. Ha pouco tempo incorporei uma india e veio com o nome Jaciara. Estranhei pq ate entao nao conhecia. Sou de Oxum, me identifiquei com varias coisas que ela disse e veio yrazer como ensinamento. Sei quem é ela hoje e me sinto muito orgulhosa de te-la ao meu lado.

    ResponderExcluir
  19. Amei saber mais sobre meu nome Jaciara

    ResponderExcluir
  20. Meu nome Jaciara eu amar meu nome, ainda más que eu descobrir esse lenda dar Jaciara que vou amar más

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Jaciara e acho meu nome lindo. Amei a matéria sobre o significado dele.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu tbm sou Jaciara.

    ResponderExcluir
  23. Olá eu mim chamo Jaciara eu detestava mas com o passar dos tempos fui procurar o significado e hoje amo meu nome

    ResponderExcluir
  24. Eu moro em uma cidade chamada Jaciara-MT

    ResponderExcluir
  25. Tbem me Jaciara e não fazia ideia desse assunto.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Jaciara, foi escolhido pelo pelo meu pai. Ele frequentava um centro, e nesse centro Caboclinha Jaciara vinha ajudar as pessoas necessitadas… Depois de adulta comecei também a frequentar centro e descobri que ela, é minha guia. Sigo tentando de desenvolver e evoluir para poder ajudar quem precisar.
    Assim seja!

    ResponderExcluir