sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Núbia

.

Núbia é o nome de uma antiga região e reino da África, que possivelmente deriva da palavra egípcia “NBW”, lido como “nub”, que significa “ouro”. Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão mas onde, na antiguidade, desenvolveu-se na mais antiga civilização negra da África, baseada na civilização anterior do Alto Egito. Os núbios, inclusive, subiram ao trono egípcio em determinado momento da história, gerando gerações de faraós negros.

Quanto ao significado “ouro” ou ainda “dourada”, trata-se de uma simbologia interessante acerca do ouro – o metal considerado perfeito – refletindo seus atributos de perfeição, brilho e preciosidade.

Coincidência ou não, parece muito com a palavra em latim para “nuvem”, que se escreve “nubes”, entretanto, uma região da África onde se desenvolveu o Egito, não pode ter um nome em latim, portanto, etimologicamente, é apenas uma coincidência.

A deusa Hator, uma das mais populares do Egito Antigo, durante o Reino Médio, recebeu o epíteto Nub, então podemos dizer ainda que indiretamente, que Núbia está relacionada à mitologia egípcia.

Acho esse nome muito bonito. Lembra imediatamente as vastas terras africanas, os faraós egípcios e toda a cultura e a riqueza daquela época. É um nome que não parece pesado para uma criança, e envelhece bem com uma mulher adulta.

Quanto ao Brasil, Núbia é o nome de 48.527 pessoas, a maioria delas nascidas na década de 80, com taxa maior de frequência em Goiás. Na Arpen/SP, no ano de 2015, temos 20 registros de Núbia (com e sem acento somados). Hoje em dia, é portanto, um nome bastante raro.

Uma das personalidades notáveis no Brasil é Núbia Lafayete, uma cantora romântica e popular, que inspirou grandes cantoras como Alcione e Fafá de Belém, mas esse era o seu nome artístico (o verdadeiro era Idenilde).




.

5 comentários:

  1. Meu nome é uma dádiva divina, emocionante. Sou afrodescendente de nome e etnia.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse nome, gostei dele desde a primeira vez que o ouvi

    ResponderExcluir
  3. Quando criança,achava estranho o meu nome mas com o passar dos anos comecei a admira-lho. Meu nome é lindo. Amo.

    ResponderExcluir