sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Angus

.

O universo dos nomes é para mim muito caro. Me aventuro nele à bastante tempo, e fico recolhendo nomes próprios em tudo que encontro (inclusive, morbidamente eu sei, em lápides de cemitérios). O local onde encontrei Angus foi, mais precisamente, em um filme sobre a história escocesa, há muito tempo, e acabei esquecendo dos detalhes. Mais recentemente, encontrei-o nomeando o cavalo da Merida, no filme Valente (Brave, em inglês).

Tenho uma queda por essa terminação, acho ela bonita, elegante, pomposa. Imagino imediatamente um nobre medieval escocês, com seus cabelos ruivos, em algum combate pela Escócia.

Angus vem de Aonghus, que provavelmente significa “uma força”, derivado dos termos irlandeses “oen” (Um) e “gus” (força, energia). Aengus, às vezes apelidado de Mac Og, significando “jovem filho”, era o deus irlandês do amor e da juventude. O nome também foi usado por um rei picto do século 8, bem como vários reis irlandeses.

Como variantes, temos: Aengus, Angus (irlandês), Angus, Aonghas, Innes (escocês), Oengus (mitologia irlandesa), Oengus (irlandês antigo), Angus, Gus (inglês).

O nome lembra um pouco alguma mistura entre Augusto e Gustavo, por causa do elemento –gus destacado ali no meio, e a terminação soa mais romana do que qualquer outra coisa, pela familiaridade que temos com os nomes latinizados com a terminação “us” (Titus, Caius, Lucius, Julius, Flavius, Augustos, etc.).

Apesar da tonicidade estar demarcada em outro lugar, a terminação em –us inclui o popularíssimo Mateus. Outras similaridades incluem Marcus, Vinícius, Petrus, Maximus, e até, por que não, Jesus.

Talvez essa terminação soe ruidosa demais para os dias de hoje, lembrando a nobreza, a monarquia, os valores dos tempos de senhores, vassalos e cavaleiros, tempos esses que não existem mais. Entretanto, uma boa quantidade de nomes com essa terminação foi registrada em São Paulo, incluindo Petrus e Agnus, o que me leva a crer que as pessoas ainda não abandonaram-na de todo.

Entretanto, talvez Angus venha a ser inutilizado como nome por aqui, dada raça Angus (bos taurus), uma raça de bovinos, destinada à produção de carne de qualidade superior. Tem as suas origens no nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de duzentos anos. É encontrada nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus. Se o nome foi dado à uma raça bovina, é certo que Angus não é um nome que se usa hoje em dia na Escócia – mas essa é uma informação que precisa ser verificada.


Na ficção, Angus era o primeiro nome do herói de televisão MacGyver.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário