sábado, 19 de novembro de 2016

Anika




Anika é um nome feminino com duas possibilidades de origem e significado: 1) a primeira, muito óbvia, seria um diminutivo germânico, alemão, dinamarquês e esloveno de Ana, que vem do hebraico e significa “cheia de graça”. 2) A segunda, muito mais legal, é de origem hindu, do sânscrito, sendo um feminino de Anik, que significa “exército” ou “esplendor”.

A popularidade de Anika ao redor do mundo é interessante. Ele está no ranking de vários países, de modo que podemos considera-lo bem internacional. Vamos aos rankings:

Estados Unidos (2014): 519º lugar
Canadá (2004), 99º lugar
Inglaterra e País de Gales (2014): 448º lugar
Nova Zelândia (2008): 93º lugar
Eslovênia (2013): 84º lugar.

No Brasil, não há nenhum registro de Anika, mas temos 3 registros de Danika, sendo assim, é possível que alguns possam vir a gostar. Encontrei um registro de Annika, e outro de Anyka, infelizmente com grafias meio enfeitadas além da conta. Além disso, ele tem uma remota semelhança com Mônica e Verônica, sendo assim, pode agradar ainda mais.

Esse nome pode ser especialmente considerável para quem gosta de Ana mas ao mesmo tempo, prefere inovar. Também pode ser uma opção digna para aqueles que - como eu - gostam de terminações femininas que fujam do trivial. 

Referências:

Anika Noni Rose é uma cantora e atriz afro-americana;
Anika Rose Moa é uma cantora neozelandesa;
Annika Beck , jogadora de tênis alemã;
Annika Bryn , autora sueca e jornalista freelance;
Annika Johansson , atriz de teatro americano de ascendência sueca;
Annika Kipp , apresentadora de televisão alemã;
Annika Reeder , ginasta britânica;
Annika Sorenstam , golfista profissional sueca;


.