sábado, 19 de novembro de 2016

Tabitha & Tábita



Tabitha, usado no Brasil também como Tábita ou Tábitha, é um nome feminino bíblico, que significa “gazela” em aramaico. No Novo Testamento, Tabitha era uma mulher que foi ressuscitada por São Pedro. 

Seu nome é traduzido em grego como Dorcas. Como um nome inglês, ele tornou-se comum após a Reforma Protestante, e popularizado nos anos 60 pelo programa “Bewitched”, em que Tabitha (às vezes soletrado como Tabatha) é a filha do personagem principal.

A principal variante é Tabatha, mas temos ainda Tabita (bíblia latina), Tabitka (checo), Tabithe, Tabitta (norueguês), Tábita (húngaro) e Tabea (alemão).

Nos Estados Unidos, a popularidade de Tabitha ultimamente anda bem baixa, chegando em 2015 a constar no ranking de 1000 nomes femininos mais usados, mas por muito pouco: fechou na 946ª posição. O ano de maior popularidade foi em 1983, na 137ª colocação. Na Inglaterra e País de Gales, Tabitha aparece na 191ª posição no ano de 2014, mas ele aparece no ranking inglês desde 1996.

Já no Brasil, Tabitha, nessa grafia, é o nome de 66 pessoas, nascidas entre os anos 80 e 2000. Já Tabita é o nome de 2.234 pessoas, a grande maioria delas nascidas em 2000, com mais frequência no Amazonas.

No estado de São Paulo, no ano de 2015, nasceram 7 meninas chamadas Tabita, e 2 Tábita, com acento. Não há nenhuma Tabitha.

Referências:

Tabitha Love, jogadora de vôlei dos Estados Unidos;
Tabitha Soren, jornalista norte-americana;
Tabitha Jane Spruce, escritora e fotógrafa norte americana;
Tabitha St. Germain, atriz de teatro e dubladora canadense.
Tabitha King (nome de solteira Tabitha Spruce) é uma escritora americana e a esposa do escritor Stephen King.

Tabitha Smith é um personagem fictício , uma história em quadrinhos de super-heróis na Marvel Comics universo.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário