quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Martim: o nome do primeiro neto da atriz Julia Lemmertz

Fonte: Instagram


Julia Lemmertz tem dois filhos já grandes, Luíza, de 28 anos, e Miguel, de 16. A atriz, no entanto, está babando com o mais novo bebê da família, o primeiro netinho Martim, filho da mais velha. O pequeno nasceu na última terça-feira (15) e é fruto do relacionamento de Luíza com o empresário Álvaro Osório.

O nome escolhido pela família tem significado forte - o “dedicado ao deus marte”, deus da guerra. Pode, por interpretação, significar “guerreiro”. Julia contou a novidade aos fãs através do Instagram ao postar uma lembrancinha da maternidade, um bonequinho de crochê feito nas cores branco e verde-água e com uma plaquinha com o nome do pequeno escrito à mão.

Martim é a forma portuguesa de Martinus. Outro nome relacionado é Martinho. Origina-se no nome romano Martinus, que deriva de Marte, o deus da guerra romano. 

A atriz Dira Paes também tem um filho chamado Martim, nome que já foi abordado no Blog aqui, e também em postagem especifica sobre a atriz. O fato desse nome estar se disseminando entre celebridades pode significar uma subida significativa da sua popularidade nos rankings, já que as pessoas adoram copiar as escolhas de seus ídolos.

Até então, Martim era um nome raro no Brasil. Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Martim era o nome de 3.085 pessoas até o ano de 2010, e a maioria deles nasceu nos anos 50. Mesmo na lista da Arpen/SP de 2015, temos apenas 22 registros de Martim (e 43 de Martin, que para mim pronuncia-se totalmente diferente, com a primeira sílaba tônica, e não a última).

Provavelmente teremos um aumento do uso de Martim nos próximos anos, ao que tudo indica. Aguardemos as próximas listas publicadas! 


Fonte: Instagram




.




Nenhum comentário:

Postar um comentário