quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Samara




Muitas pessoas lembram imediatamente de Samara Morgan, a vilã do filme “O Chamado”. Não tenho dúvidas que aquela Samara aterrorizou muitas pessoas durante o filme, mas sinceramente, eu só fiquei sabendo disso nos grupos sobre nomes próprios que frequento. Quando assisti o filme, estava com tanto medo que não prestei atenção no nome da criatura.

Portanto, melhor lembrar da atriz brasileira Samara Felippo, famosa por vários papéis na televisão brasileira.

A origem do nome Samara possivelmente remonta da região da Samaria, que significa “montar guarda” em hebraico. Samaria é derivado do grego Σαμαρεία (Samareia), que por sua vez vem de Shamerayin (aramaico), o que leva ao hebraico Shemer, o nome do proprietário que vendeu as terras para o Rei Omri. Outras fontes indicam que poderia significar “protegida por Deus”, “guardada por Deus”, trazendo à tona o verbo hebraico “shamar”, que significa “proteger”, “cuidar”.

Samara não tem muita presença em vários rankings, mas consta nos Estados Unidos, onde começou a aparecer no ano de 1997. Sua melhor colocação foi em 2006, na 350ª posição, e em 2015, acabou no 634º lugar.

No Brasil, é um nome razoavelmente conhecido. Samara é o nome de 110.523 pessoas com auge de registros nas décadas de 1990 e 2000, sendo que o estado onde o nome é mais frequente é o Ceará. Tambem há 105 Sammara, com “m” duplo.


Na lista da Arpen/SP – que abrange o estado de São Paulo apenas – de 2015, encontra-se 75 registros do nome Samara, somadas à 3 Samarah; É um nome pouco usado nos dias de hoje e dificilmente uma criança chamada Samara nascida agora teria chances de encontrar homônimas, a não ser muito mais velhas. 




.

Um comentário: