segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Apolinária

.

Apolinária é o nome de 553 pessoas no Brasil inteiro, somando todas as décadas desde 1930. Esses são os dados do IBGE, da ferramenta “Nomes no Brasil”, que dizem ainda que o auge de registros foi mesmo na década de 30, e a maioria das pessoas que nasceram com esse nome estão em Mato Grosso do Sul.

Hoje em dia, é bastante óbvio que esse nome não aparece mais nos registros recentes. Isso se deve ao fato de ter sido popular há muito tempo, e a grande maioria dos nomes passa por ciclos de auge e queda, para depois de algum tempo recuperar-se.

Apolinária é a forma feminina portuguesa do nome Apollinaris, um nome grego antigo, que deriva do nome do deus grego Apolo. Este por sua vez, não tem um significado seguramente reconhecido, mas alguns defendem que pode significar “força”, do indo-europeu “apelo”, ou ainda, “leão pai” ou “pai da luz”.

É tão difícil encontrar referências desse nome que mesmo na pesquisa do Google ou da Wikipédia, aparece “Você quis dizer Apolinário?”. Análogos à Apolinária estão Apolônia, Apollodora, Apolline, Apollena. O único que eu acho realmente simpático e recuperável nos dias de hoje é Apolline. Na Itália, Apollinare é um nome tanto masculino quanto feminino. Há também o diminutivo Polina que é agradável. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário