terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Caroline

.


Caroline é uma forma feminina francesa de Carlos, que vem do alemão “ceorl”, que quer dizer “homem livre”, ou apenas “homem”. Uma Caroline brasileira jamais teria problemas em vários países do mundo em que circulasse, já que o nome é imensamente internacional e super conhecido em várias línguas, apesar da pronúncia diferente de cada uma delas.

O nome Caroline está bem posicionado em países como Bélgica, Canadá, Dimanarca, Inglaterra e País de Gales, França, Noruega, Suíça, Suécia, Estados Unidos. No Brasil, o nome mais popular nas listas recentes é Carolina, mas muitos pais usam Caroline como opção.

Se observamos a ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Caroline é o nome de 213.648 pessoas, a maioria registrada na década de 90 e com maior frequência no Rio Grande do Sul. Isso faz de Caroline o 148º nome mais popular no Brasil em termos gerais. Isso desconsiderando todas as outras grafias que constam no aplicativo do IBGE, como por exemplo Caroleine, Carolinhe, Carolinne, Carolyne, Carolynne, Carroline, Caruline, Karoline, Karolinne, Karolyne, Karolynne, Karuline.

Parênteses: Quem, pelo poder de Aslam, registra Carroline, Caruline ou Karuline? Por R’holor!

Na lista da Arpen/SP de 2015 – abrangendo o estado de São Paulo – foram 307 meninas chamadas Caroline. Por puro medo, nem olhei as grafias “alternativas” e ortograficamente assassinadas.

Portadoras notáveis:

Caroline Bittencourt - modelo e apresentadora brasileira
Caroline Bouvier Kennedy - escritora americana, filha do ex-presidente John Kennedy
Caroline Kathryn Allen - botânica e taxônoma americana
Caroline Trentini - modelo brasileira







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário