domingo, 11 de dezembro de 2016

Apolinário

.


Nenhum registro na lista da Arpen/SP de 2014 ou de 2015. E 2.393 pessoas com esse nome no Brasil inteiro registradas desde a década de 30 até os anos 2000 segundo o IBGE. Esses são os números de Apolinário, um nome não muito desejado ou aplaudido em nossas paragens, mas que já teve com certeza seus dias de glória.

De acordo com a ferramenta “Nomes no Brasil”, disponibilizada pelo IBGE, Apolinário teve seu auge de registros na década de 50, e depois os registros aparecem em franca queda, diminuindo para menos de 50 pessoas registradas em toda a década de 2000. O estado brasileiro mais fácil de encontrar Apolinários é no Maranhão.

Apolinário é a forma portuguesa de um antigo nome grego, Apollinaris, que foi derivado obviamente do nome do deus grego Apolo. Apolinário foi o nome de vários santos mártires dos primeiros tempos da cristandade, incluindo um bispo de Ravenna e um bispo de Hierápolis. Não se conhece precisamente o significado do nome Apolo, mas pode estar relacionado ao indo-europeu “apelo”, que significa “força”. Outras teorias afirmam que ele significaria “leão pai” ou “pai da luz”, sendo que na mitologia grega ele era filho de Zeus e Leto e irmão gêmeo de Ártemis.

Apolo era o deus da medicina, da profecia, da música, da arte, direito, beleza e sabedoria. Mais tarde ele também teria se tornado o deus do sol e da luz.

Variantes: Apolinary (polonês), Apollinaris (grego antigo), Apollinaire (francês), Apollon (mitologia grega), Apolinar (espanhol).

Não é um nome propriamente aconselhável para o uso hoje em dia, pois ele soa um pouco pesado e ultrapassado. Provavelmente, ao longo do tempo, ele voltará a ter prestigio, assim como no ciclo que envolve praticamente todos os nomes.

Referências:

Apolinário Cláudio, bispo de Hierápolis (fl. século II), santo, autor e líder religioso
Apolinário de Laodiceia (m. 390), bispo de Laodiceia, na Síria
Apolinário de Ravena, mártir, santo e primeiro bispo de Ravena, na Itália
Apolinário de Valença, santo, bispo de Valença, França, durante o século VI
Apolinário de Alexandria, patriarca grego ortodoxo de Alexandria no século IV
Apolinário, o Velho, gramático cristão do século IV, pai de Apolinário de Laodiceia
Sidônio Apolinário, poeta, diplomata e bispo galo-romano




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário