domingo, 11 de dezembro de 2016

Domitila

.

Domitila é um nome feminino usado em espanhol e português, uma versão de Domitilla. Em outras linguagens temos Domicilla (catalão), Domitia, Domitilla (romano antigo), Domitille (francês), Domitilla (italiano). Algumas fontes dizem que há outra versão polonesa: Domicela. 

Este é derivado de um sobrenome romano “Domitius” (aportuguesado como Domício). Domitius, a princípio derivou da palavra latina “dominus”, e por interpretação, significaria “A domada”.

Domitila é o nome de 716 pessoas no Brasil, segundo o Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), sendo que a maior frequência é na Paraíba. Quanto às décadas de maior registro, Domitila teve dois picos, um deles na década de 1940, e outro um pouco menor na década de 1980.

Domitilla era o nome da esposa do imperador Vespasiano, e mãe dos imperadores Tito e Domiciano. Além disso, Flávia Domitila é uma santa da Igreja Ortodoxa Grega, e nós temos uma famosa Domitila brasileira: Domitila de Castro (1797-1867) foi uma nobre brasileira que foi amante durante muito tempo do Imperador Dom Pedro I.

Referências:

Domitilla Calamai, escritor italiano;
Domitilla D'Amico, atriz e dubladora italiana;
Domitilla Savignoni, ginasta e jornalista italiana.




.