domingo, 11 de dezembro de 2016

Domitila

.

Domitila é um nome feminino usado em espanhol e português, uma versão de Domitilla. Em outras linguagens temos Domicilla (catalão), Domitia, Domitilla (romano antigo), Domitille (francês), Domitilla (italiano). Algumas fontes dizem que há outra versão polonesa: Domicela. 

Este é derivado de um sobrenome romano “Domitius” (aportuguesado como Domício). Domitius, a princípio derivou da palavra latina “dominus”, e por interpretação, significaria “A domada”.

Domitila é o nome de 716 pessoas no Brasil, segundo o Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), sendo que a maior frequência é na Paraíba. Quanto às décadas de maior registro, Domitila teve dois picos, um deles na década de 1940, e outro um pouco menor na década de 1980.

Domitilla era o nome da esposa do imperador Vespasiano, e mãe dos imperadores Tito e Domiciano. Além disso, Flávia Domitila é uma santa da Igreja Ortodoxa Grega, e nós temos uma famosa Domitila brasileira: Domitila de Castro (1797-1867) foi uma nobre brasileira que foi amante durante muito tempo do Imperador Dom Pedro I.

Referências:

Domitilla Calamai, escritor italiano;
Domitilla D'Amico, atriz e dubladora italiana;
Domitilla Savignoni, ginasta e jornalista italiana.




.

6 comentários:

  1. Está Domitila nunca realmente foi uma nobre. Foi amante do nobre Imperador dão Pedro l.
    Ela não passou de uma kenga q viveu afrontando a Imperatriz Dona Leopoldina, q até hoje eh lembrada nas nossas linhas férreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok ela pode ter tido um caso com o imperador, acredito que se ele tivesse falado Não a Domitila, que não queria ter um caso com ela, se tivesse honrada a esposa, tenho certeza tudo seria diferente, então pare de atacar uma mulher, pelo fato que o Dom Pedro não soube controla o próximo pau .... por que ela tem que ser sempre a mal falada, enfim o Pedro não soube se controla e Domitila é a causadora dos males ... E SIM ELA FOI UMA NOBRE POR SEUS TITULOS, lembre-se a domitila não colocou um 38 na cabeça do pedro pra ele dar os titulos .. então pare

      Excluir
  2. Ainda bem que meu pai colocou meu nome Domitilla por causa do livro Se me deixem falar... Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Nada contra Domitila de Castro. Apesar de ser retratada como a vilã, o grande vilão foi Dom Pedro que não teve somente ela como amante, mas inúmeras. O significado não me agrada, mas não acho ruim. Acho interessante.

    ResponderExcluir
  4. Legal, a nossa Domitila (de Castro) não tinha nada de domada! hehe

    ResponderExcluir