quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Luna Simone: Filha de John Legend e Chrissy Teigen


.

Entre os famosos que ficaram papais e mamães em 2016 está John Legend e a modelo Chrissy Teigen, que tiveram uma menina no mês de abril, chamada Luna Simone Stephens.

John Legend é um papai babão. O cantor usou rede social para declarar seu amor a sua filha Luna Simone Stephens, que nasceu no dia 14/04. Com menos de uma semana de vida, a menina aparece deitada em sofá, e arrancou elogios dos fãs de seu pai. Em foto compartilhada na rede social, elogios do tipo "linda", "fofa" e "charmosa" foram as palavras mais repetidas pelos internautas. Chrissy Teigen, mulher de John Legend e mãe da menina, afirmou sua paixão:"Nosso novo amor está aqui! Não poderíamos estar mais felizes", escreveu ela.

Vamos ao nome! Acho que a combinação Luna Simone para um país anglófono é bem original, mas para o Brasil é bem cafoninha, portanto, não copiem.

Os nomes separados, entretanto, são boas alternativas.

Luna já foi trabalhado aqui pelo blog Por Trás do Nome. Luna quer dizer “lua” em latim. Luna era a deusa romana da Lua, frequentemente representada dirigindo um carro branco através do céu. Como é um nome literal, Luna não apresenta variações.

Como bem apontado pelo BabyCenter, “Luna é daqueles nomes que anda ganhando cada vez mais atenção por reunir várias tendências: é curto e feminino, remete à natureza e virou nome de personagem de um adorado desenho brasileiro, o "Show da Luna", de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo”.

Até o ano de 2010, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Luna era o nome de 9.460 pessoas, entretanto, 7.250 delas nasceram nos anos 2000, e antes disso sua frequência era bem esporádica. Podemos atribuir o crescimento à personagem Luna Lovegood, de Harry Potter, que inspirou muita gente nessa geração, e também a personagem Luna vivida pela atriz Liliana Castro na novela Alma Gêmea (Rede Globo, 2005).

Agora o nome Luna está muito mais difundido: está no ranking da Bélgica, da Dinamarca, da Espanha, em Portugal e também no ranking do BabyCenter do Brasil em 2015, no 64º lugar, tendo subido 8 posições em relação a 2014. Na Arpen/SP de 2015, constam 438 registros de Luna no estado de São Paulo ao longo do ano passado, somados à 129 registros de Lunna.

Simone já foi trabalhado no Blog nesse post. Simoneem italiano, é considerado um nome masculino. Entretanto, na língua portuguesa e em várias outras línguas, ele é um nome feminino. Simon vem da forma grega do nome hebraico שִׁמְעוֹן (Shim'on), mencionado no Novo Testamento, que significa “ouvir”, ou “aquele que ouve”. Este foi o nome de vários personagens bíblicos, incluindo o homem que carregou a cruz de Jesus.

No Brasil, Simone é o nome de 340.499 pessoas, sendo que a maioria foi registrada na década de 1970, com maior frequência no estado do Rio de Janeiro (Nomes no Brasil, IBGE, Censo 2010). Há também 14.611 pessoas chamadas Simoni (com maior frequência em Santa Catarina na década de 80), e 1.816 pessoas chamadas Simony. Nesses últimos dois casos, imagino que a pronúncia possa ser Simoní.


O Composto mais registrado com Luna na lista da Arpen/SP de 2015 foi Luna Maria, seguido de Luna Sophia. Simone aparece em alguns compostos aleatórios. Ninguém usou especificamente Luna Simone




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário