quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Nasce o filho de Mick Jagger: Deveraux Octavian



O pequeno Deveraux Octavian Basil 


O astro Mick Jagger, que está no auge de seus 73 anos, e a namorada, a bailarina Melanie Hamrick, de 29, estão curtindo os primeiros dias do seu filho, nascido no último dia 8. Oitavo filho do líder da banda Rolling Stones, o menino não teve seu nome e fotos divulgadas, até sua irmã Lizzie Jagger ter anunciado a incomum escolha dos pais da criança.

"Tão orgulhosa do meu belo irmãozinho bebê, Deveraux Octavian Basil Jagger", disse Lizzie no Instagram. Além de Lizzie (nascida Elizabeth) e de Deveraux, Mick é pai de Karis, Jade Jezebel, James (visto recentemente na série "Vinyl"), Georgia May, Gabriel e Lucas (brasileiro, filho de Luciana Gimenez), com idades entre 45 e 17 anos. O cantor também tem cinco netos e uma bisneta.

Deveraux é uma grafia do nome Devereux, derivado de um sobrenome normando, de origem francesa, que significa simplesmente “de Evreux”, sendo esta uma cidade na França. Significado bem sem graça, diga-se de passagem. Octavian por que, naturalmente, ele é o oitavo filho. E Basil é a forma inglesa de Basílio.

Os oito filhos de Mick Jagger (até o momento...):


Karis Hunt Jagger


Nascida em 1970, Karis é filha da cantora, escritora, atriz e modelo Marsha Hunt, musa inspiradora de "Brown sugar". Marsha começou um relacionamento com Mick que durou de nove a dez meses. O nascimento de Karis foi planejado, mas o casal nunca teve a intenção de se casar. Karis tem um filho, nascido em 2004.

Karis origina-se a partir da palavra grega para “graça”, que é χάρη (chári). Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Karis é o nome de 93 pessoas, e todas nasceram a partir dos anos 80. Não há registros desse nome em listas recentes.

Jade Sheena Jezebel Jagger


Jade já foi modelo e hoje trabalha como designer de joias. Nascida em 21 de outubro de 1971, em Paris, é a única filha do casamento de Mick com a modelo e atriz nicaraguense Bianca Jagger. Jade é mãe de três filhos, Assisi Lola, de 24 anos, Amba Isis, de 20, e Ray Emmanuel, de dois. Assisi tem uma filha de dois anos, Ezra, primeira bisneta de Mick.

Em tempos antigos, existia uma crença de que a pedra de Jade  poderia curar as cólicas renais e ajudar em partos, por isso, ela foi chamada de pedra de Ijada (em espanhol, pedra do flanco), derivando de alguma forma do latim “ilia”. Leia mais aqui. No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), consta que Jade é o nome de 11.801 pessoas, sendo que a maior taxa de frequência é no Amapá, sendo que ele começou a ser usado com expressão somente depois dos anos 90, atingindo uma maior incidência dos anos 2000 em diante.

Como podem reparar, Jade tem 3 nomes; um exagero brega, na minha opinião, mas bastante comum entre pessoas falantes da língua inglesa, especialmente excêntricos. Sheena é um nome bastante teatral e artístico. O Behind The Name diz é que é uma forma anglicizada de Sìne, a forma escocesa de Joana.

Jezebel já foi trabalho no Blog e você pode ler o texto completo aqui. No Brasil, apenas 152 pessoas se chamam Jezebel, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maior taxa de frequência é no Rio Grande do Sul, e a maioria nasceu nos anos 80. Também encontrei outras grafias, como Jesebel, que tem 269 pessoas. O IBGE ainda revela grafias como Gezebel e Gesebel.


Elizabeth 'Lizzie' Scarlett Jagger


Primeira filha do casamento de Mick com a modelo Jerry Hall, que durou 22 anos. Lizzie, de 32 anos, também é atriz e modelo, tendo trabalhado para grifes como Thierry Mugler, Tommy Hilfiger e Mango.

Elisabeth é uma das grafias possíveis que vem do hebraico Elisheva e significa “meu Deus é um juramento” ou ainda “juramento do Senhor”. Ele é usado na Bíblia de tradução grega para a mãe de João Batista (enquanto Elisheba, a esposa de Aarão mantém muitas vezes a forma hebraica), enquanto nas traduções latinas o nome foi transformado em Isabel. Scarlett foi trabalhado nesse texto aqui.

Não sei como Elizabeth Scarlett funcionam como composto aos ouvidos dos falantes da língua inglesa, mas por aqui, definitivamente não combina nenhum pouco.


James Jagger


Nascido em 28 de agosto de 1985, James foi visto recentemente interpretando um roqueiro na série "Vinyl". Segundo filho de Mick com Jerry Hall, James também é músico. Em abril deste ano, James se casou com a artista Anoushka Sharma. James é uma variante de Jaime, cujo texto completo pode ser lido aqui.

  
Georgia May Jagger


Mais famosa dos filhos de Mick (e de Jerry Hall), Georgia May, de 24 anos, é modelo. Loira, 1,75m de altura, olhos verdes e dentes levemente separados, já trabalhou com Chanel, H&M, Miu Miu e Versace, entre outros. Georgia é uma forma feminina de George / Jorge, que significa “agricultor”, e também é referenciada pela famosa cidade. Acho que dos compostos usados e citados até aqui, Georgia May é o que mais agradou.


Gabriel Luke Beauregard Jagger


Caçula do clã Jagger-Hall, Gabriel tem 18 anos e é o mais afastado dos holofotes. Gabriel é um nome super popular no Brasil, já foi trabalhado no Blog, está no ranking do BabyCenter desde que ele começou a ser divulgado, é um dos nomes masculinos mais usados para meninos hoje em dia, então vai um conselho: Fuja!

Luke é um nome interessante e uma alternativa legal para quem gosta de Lucas mas não suporta mais a popularidade.



Lucas Maurice Morad Jagger


O mais conhecido dos brasileiros. Nascido em 1999 de um rápido affair de Mick e da modelo (e agora apresentadora) Luciana Gimenez, pivô da separação do stone e de Jerry Hall. Os dois se conheceram durante uma passagem da banda pelo Rio. Lucas também é um dos nomes mais populares aqui no Brasil, portanto, já foi trabalhado aqui no Blog uma dezena de vezes e é sem graça.

Portanto, atente para o outro nome: Maurice. É um pouco difícil usar Maurice no Brasil, mas a versão portuguesa, Maurício, é uma boa alternativa para quem quer fugir de nomes populares.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário