quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Arturo

Hair http://www.mens-hairstyle.com/wp-content/uploads/2013/04/Best-mens-long-hair.jpg:
Adicionar legenda


Arturo é um nome próprio masculino de uso em italiano, e também, embora em menor escala, em espanhol. Segundo a Wikipédia italiana, temos por lá também as variações Arturino, e os hipocorísticos Artù e Rino, além das formas femininas Artura, Arturina, e o apelido Rina.

O nome Arturo é a variante italiana de Arthur, portanto, e varia pouco na maioria das línguas. Temos a grafia Artur (português), Artowr (armeno), Artturi, Arttu e Arto (finlandês), Arthur, Art, Artie (inglês), Arcturus, Arturus (latim), Arturas (lituano).

Arthur, por sua vez, tem etimologia incerta. Arturo pode ser uma adaptação do nome de família romana Artorius, que poderia ter sido etrusca, e que provavelmente compartilha o étimo em relação ao nome da deusa celta Artio, que é representada juntamente com um urso. De fato, palavras como “artos” (gaélico) ou Art (irlandês antigo) ou ainda arth (galês), significam “urso”, e dão o significado “homem urso” para Arthur e por consequência, para Arturo.

O nome científico do urso europeu, Ursus Arctos Arctos, é com certeza uma comprovação disso.

A outra hipótese é que o nome derive diretamente do herói celta, o Rei Arthur, conhecido em todo o mundo pelas inúmeras interpretações das lendas arturianas, sendo composta por Artos (urso) e Wiros (homem), sendo que o segundo elemento é às vezes interpretado como Rigos (rei). O Rei Arthur foi o responsável pelo nome ter entrado em uso na Inglaterra na Idade Média, e graças à sua história, uma expansão por todo o mundo ocidental.

Muito próxima da palavra celta “artos” é Arktos, do grego, com mesmo significado. Ele dá seu nome a uma estrela, Arcturus, que pode significar “urso guardião” ou “cauda de urso”. A estrela Arcturus pode ser vista na esfera celeste, como arco de extensão formado por três estrelas da Ursa Maior. A derivação do nome vem diretamente a partir da estrela, no entanto, tem encontrado uma aceitação limitada entre os estudiosos.

No Brasil, são apenas 517 pessoas chamadas Arturo, a maioria delas em São Paulo (abrangendo o período da década de 30 até os anos 2000). A maioria dos registros se deu na década de 50 e 60.
Como referências, temos:

Arturo Alessandrini Palma, político chileno.
Arturo Benedetti Michelangi, pianista italiano.
Arturo Brachetti, ator, transformista e diretor de teatro italiano.
Arturo Bragaglia, ator italiano.
Arturo Di Napoli, jogador de futebol e treinador italiano.
Arturo Dominici, ator e dublador italiano.
Arturo Merzario, piloto automobilístico italiano.
Arturo Paoli, presbítero, religioso e missionário italiano.
Arturo Parisi, político italiano.
Arturo Toscanini, maestro italiano.
Arturo Vidal, jogador de futebol chileno.



2 comentários:

  1. Meu nome também é Arturo e não nasci em São Paulo.
    Sou da região serrana do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Arturo, e vendo isso aqui, todo esse significado incrível...
    Bom, agora que eu entendi, vou fazer História, pois meu nome é uma LENDA

    ResponderExcluir