sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Celine

.

O nome Celine é uma variante gráfica de Céline, a forma francesa feminina de Caelinus, que é um nome de família romana derivado de outro nome de família, Caelius, derivado da palavra latina “Caelum”, que significa “céu”. Então, podemos dizer que Celina, Celine, Celestina e Celeste são nomes semelhantes e análogos quanto ao significado. Além disso, pode funcionar como forma abreviada de Marceline.

Em termos de popularidade ao redor do mundo, nos Estados Unidos, Celine esteve na 824ª posição no ranking de 2015. Além deste, consta ou já constou ainda nos rankings do Reino Unido, Bélgica, França, Países Baixos, Noruega, Suécia e Suíça.

No que tange o Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Celine é o nome de 2.730 pessoas, a maior ocorrência estando no Amapá. A esmagadora maioria dos registros se deu na década de 2000. Na lista da Arpen/SP de 2015, Celine teve apenas 12 registros. Isso quer dizer que além de ser um nome elegante e singelo, ao mesmo tempo, ainda por cima é raro (em todo o Brasil e em todas as décadas) e muito exclusivo nos dias de hoje.

As variantes em outras línguas incluem Célina (francês), Caelina (latim), Celina (polonês). Podemos citar as seguintes referências:

Céline Goberville, medalha de prata nas Olimpíadas de 2012 na modalidade tiro;
Celine Borzecka , religiosa polonesa;
Céline Bonnier, atriz canadense;
Céline Dion, cantora canadense;
Céline Dumerc, jogadora de basquete francesa;
Céline Garcia, escritora e desenhista francesa;
Céline Sciamma, diretora e cineasta francesa;
Céline Seigneur, esgrimista francesa.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário