quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ivo

Kid Fashion:
.


Ivo é o nome de 63.090 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior frequência se deu no estado de Santa Catarina, e a década onde houve mais nascimentos foi 1950. Já Yvo é o nome de exatamente 100 pessoas, todos nascidos na década de 1990, com maior frequência em São Paulo.

Originalmente Ivo é um nome germânico, hipocorístico de outros nomes que começavam com a raiz “Iv”, indicando o “teixo” (árvore), alternativamente, pode ser derivado de uma palavra celta relacionada com a germânica, notando que o teixo era uma árvore sagrada para os celtas. Por metonímia, essa raiz passou a se referir ao arco (feito do teixo) e depois ao arqueiro, assim algumas fontes relatam Ivo como significando “arqueiro”.

As formas Ivon e Ives eram populares entre os normandos, mas extinguiram-se durante a Idade Média. Foram posteriormente retomadas no século XIX. Yvon teria derivado do feminino diminutivo francês Yvonne. Qualquer conexão dita com Ivan, Ivano ou Ivanhoe estão erradas, embora deva ser observado que nos países de língua eslava, Ivo é um diminutivo de Ivan.  

Existe um mito também que Ivo é uma variante masculina do nome hebraico Eva (Chevvah) que significa “vida” ou “viva”. Essa origem é citada em muitos de livros de significados de nomes vendidos em bancas, mas exceto a semelhança da variante espanhola “Evo” com “Eva” não há nada mais que os ligue, etimologicamente ou historicamente.

Como variantes em outras línguas temos: Erwan (bretão), Ivo (croata), Yves, Yvon (francês), Ives (inglês), Ivus (latim), Yvo (holandês), Iwo (polonês), Evo (espanhol).

Em São Paulo, nas listas da Arpen/SP, temos 11 registros de Ivo no ano de 2015. Como é um nome que foi bastante comum em outras décadas no Brasil, ele tem ganhado pouca expressão nos registros de bebês nascidos atualmente. Além disso, tivemos compostos de Pedro Ivo (3), Ivo Gabriel (2), Ivo Miguel (2), Miguel Ivo (2), Ivo Augusto (1), e assim por diante.

Popularidade ao redor do mundo:

República Checa: 2006  #96
Holanda: 2015  #332
Portugal: 2015  #73       
Suíça: 1978         #99

Nos Estados Unidos, ele não entrou no ranking 2015, mas através dos dados da Social Security, teve 15 registros de Ivo naquele país no ano passado.

Algumas referências:

Ivo Silva, pintor português;
Ivo Pitanguy, famoso cirurgião plástico brasileiro;
Ivo di Chartres, bispo católico e santo francês;
Ivo di Ramsey, bispo e santo persa;
Ivo Andrić, escritor e diplomata jugoslavo;
Ivo Caprino, maestro norueguês;
Ivo De Palma, ator e dublador italiano;
Ivo Garrani, ator e dublador italiano;
Ivo Hélory, sacerdote e santo francês;
Ivo Iaconi, jogador de futebol e treinador italiano;
Ivo Karlović, tenista croata;
Ivo Lapenna, jurista jugoslavo naturalizado britânico;
Ivo Mattozzi, historiador italiano;
Ivo Muser, bispo católico italiano;
Ivo Nutarelli, aviador italiano;
Ivo Sanader, político croata;


Um teixo, (Taxus baccata), considerado
sagrado pelo povo celta.




.

4 comentários:

  1. Amei o nome e a ligação com a arvora de teixo que ao mesmo tempo "árvore da vida" não fica longe do significado do nome Eva que e vida

    ResponderExcluir
  2. Olá, não encontro Ivo como sobrenome, origem, mais específicamentee os sobrenomes juntos Ivo Fernades

    ResponderExcluir