quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Manyara

.

Manyara é um nome africano feminino, usado no sul da África. Ele significa “você foi humilhado” em shona/chona, um grupo linguístico banta cujos falantes habitam o Zimbábue,  e também o sul do Moçambique. Não é um significado muito promissor, mas, no contexto do uso do nome em terras africanas, deve fazer algum sentido que não foi explicado no Behind The Name.

Segundo outras fontes não confirmadas, também significa “pessoa com dentes espaçados”, em Kikuyu, que é a língua falada pelo povo do mesmo nome que se constitui no maior grupo étnico do Quênia.

Além disso, lembra muito os nomes indígenas tupi-guarani terminados em “ara”, um sufixo comum nessa língua, mas não há nenhum indicativo que esse nome exista em alguma tribo indígena brasileira.

Tudo isso à parte, eu gosto do som desse nome, e acho que realmente é muito bonito e um dos melhores nomes africanos que já encontrei. Não causaria nenhum estranhamento no Brasil, penso eu, já que Mayara é bastante conhecido e utilizado.

A despeito desse detalhe, não há registros de Manyara ou qualquer outra grafia alternativa nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem nas listas recentes da Arpen/SP.

Manyara, além de nome próprio, também é uma região da Tanzânia, sendo que sua capital é a cidade de Babati. Nessa região, há um Lago Manyara, ao redor do qual foi protegida uma reserva ecológica chamada de Lake Manyara National Park. Não encontrei referências sobre o topônimo, se há um significado diferente dos já citados.




.


2 comentários:

  1. Existe um nome exotico africano que eu acho lindo: Aqualtune. É um nome historico com pitadas de lenda. Reza a lenda que Aqualtune era uma princesa que virou escrava no Brasil e ela seria supostamente a avó do Zumbi dos Palmares. Depois que conheci essa historia nunca mais tirei o nome Aqualtune da cabeça.

    ResponderExcluir