segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sansão



No Brasil, o nome Sansão foi dado a 1.374 pessoas nascidas de 1930 a 2010, de acordo com dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado com maior frequência é Roraima e o pico de registros foi nos anos 60 e 70.
Nos Estados, é a variante Samson que aparece no ranking americano desde 1977, e em 2015, fechou na 622ª posição. Na Inglaterra, o nome ficou na 475ª posição em 2013.
Sansão é a forma portuguesa do nome hebraico Shimshon, que significava “pequeno sol”, “solzinho” ou simplesmente “Sol”.
Sansão foi um herói do Antigo Testamento, ao qual foi concedida uma força excepcional por Deus, que se concentrava em seus cabelos. Os cabelos de Sansão nunca deveriam ser cortados, e esse era o segredo de sua força. Sua mulher Dalila o traiu, cortou seu cabelo e assim, o privou de sua força.
Assim, ele foi capturado pelos filisteus, cegado e levado para seu templo. No entanto, em um último ato de força, ele puxou para baixo os pilares do templo, matando a si mesmo e a seus captores.
Este nome era conhecido entre os normandos devido ao bispo galês Samson, que fundou mosteiros na Bretanha e na Normandia no século 6. No seu caso, o nome pode ser uma tradução de seu nome celta verdadeiro. Como um nome inglês, Samson foi comum durante a Idade Média, introduzido pelos normandos.
Em outras línguas temos Sampson (grego bíblico), Shimshon (hebraico bíblico), Sansone (italiano), Sanson (basco), Samzun (bretão), Samsó (catalão), Simson (finlandês), Samsonas (lituano), Sansón (espanhol), Sámson (húngaro).

Referências do nome em outras versões:

Sansone D'Ancona, político italiano;
Sansone Delli, pintor italiano;
Sansone Valobra, químico italiano;
Samson Burke, ator canadense;
Samson Raphael Hirsch, rabino alemão;
Samson Kitur, atleta queniano;
Samson Mulugeta, jogador de futebol etíope;

Samson Siasia, jogador e treinador de futebol nigeriano. 




.