terça-feira, 21 de março de 2017

Berna

.

Berna é o nome de 92 pessoas no Brasil, Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), todos registrados dentro da década de 80 e com destaque para o estado do Pará. Não há sinal de Berna nas listas recentes.

De acordo com o Behind The Name, Berna é um nome feminino de uso e origem turca, que significa “jovem” em turco.

Na Turquia, esse nome já esteve dentro do top 100 de 1995 a 2000, quando terminou na 94ª posição e depois não voltou a reaparecer nos rankings posteriores. Entretanto, como a Turquia só divulga os 100 nomes mais usados, é possível que ele ainda continue bem posicionado ainda hoje.

Berna também pode ser considerado um nome geográfico. Chamamos de Berna, em português, a capital da Suíça (Bern, em alemão, Bärn, em francês). Porém, nesse caso, Berna não tem nada a ver com o nome turco; A etimologia do nome da cidade de Berna é incerta, mas há um certo consenso que o fundador da cidade a batizou com o nome do primeiro animal que encontrou, no caso, um urso (bern, em alemão). 

Por algum motivo, acho Berna um nome muito interessante, com algum ar monárquico e nobre. Infelizmente, ele se parece demais com a palavra "berne", usada para designar uma infecção produzida por um estágio larval, um tipo de doença conhecida da mosca-varejeira, que infecta diversos animais, e ocasionalmente, seres humanos. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário