quinta-feira, 23 de março de 2017

Bernardine & Bernadine

.

Bernardine é um nome do gênero feminino, uma das formas francesas femininas de Bernardo, análoga à Bernadette. A grafia Bernadine também está correta. Em outras linguagens temos Bernarda (croata), Bernadett (húngaro), Bernardetta, Bernardina (italiano), Bernardita (espanhol). Bernardo, por sua vez, vem do germânico e significa “forte como um urso”.

Apesar de ser um diminutivo feminino de Bernardo, ele pode ser também aplicado à homens (como no caso de São Bernardino de Siena, um missionário franciscano), mas na maioria das vezes é um nome dado à mulheres.

Nos Estados Unidos, a última vez que Bernardine aparece no ranking de 1000 nomes femininos mais usados foi em 1944, na 936ª posição. Depois disso, ele não aparece mais no ranking anual, e também não consta nos rankings de outros países.

Já no Brasil, Bernardine não consta no banco de dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Consta, entretanto, o nome Bernardina, com 2.988 pessoas, com maior frequência no estado de Santa Catarina, e maior número de ocorrências nos anos 1940; Da mesma forma, a variante Bernadina – sem o acréscimo do “r” – tem 2.707 pessoas ao todo no Brasil.

Algumas referências:

Bernadine Oliver-Kerby (nascido em 14 de junho de 1971) é uma emissora de Nova Zelândia
Bernardine Esugi, é uma política da República Democrática do Congo.

Bernardine Dohrn era uma líder do Weather Underground (um grupo terrorista americano de 1960).




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário