quinta-feira, 23 de março de 2017

Noêmia

.


Essa não é nem de longe minha variante predileta, que é com certeza Naomi. Noêmia é a variante portuguesa de Naomi. O nome origina-se no hebraico נָעֳמִי (Na'omiy) que significa "prazer". No Antigo Testamento esse é o nome da mãe de Ruth. Após a morte de seu marido, ela tomou o nome de Mara, que significa amarga. Embora Noêmia seja a variante portuguesa, Noemi também é bastante usado no Brasil.

Variante: Noemí

Outras linguagens: Naomi (Bíblico), Noemin (Bíblia grega), Na'omi (Bíblia hebraica), Noemi (Bíblia latina), Noemi (checo), Naomi (inglês), Noémie (francês), Noemi (alemão), Naomi (Hebraico), Noémi (Hungria), Noemi (italiano), Noemí, Nohemi (espanhol). Em português de Portugal, o nome é escrito Noémia.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Noêmia é o nome de 48.510 pessoas, o que faz dele o 301º nome feminino mais usado no Brasil de 1930 a 2010. O estado de destaque é a Bahia, e a década de maior número de nascimentos é 1950.

Quanto às outras variantes, Noemi tem 26.595 pessoas e Naomi tem 1.707 pessoas. Ou seja, minha variante predileta além de mais bonita e moderna é mais rara e original.

Como referências podemos citar Noêmia Santos Costa, uma atriz e fadista portuguesa. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário