sábado, 11 de março de 2017

Calvino

.

Calvino é a forma italiana e portuguesa de Calvinus, a latinização de Calvin. Este é uma derivação do nome sobrenome francês Chauvin, que foi derivado da palavra “chauve” que quer dizer “careca”.

O nome ficou famoso pelo seu portador mais notável, Jean Chauvin, anglicizado como John Calvin e aportuguesado para João Calvino, um teólogo francês, que foi um dos líderes mais proeminentes da Reforma Protestante.

O nome Calvin ou Calvino tem sido usado desde o século 19 em sua honra, especialmente por membros da sua religião. A versão Calvino também é usada pelos falantes da língua espanhola. Na Itália ele também é usado mas em maior parte como sobrenome.

No Brasil, 201 pessoas se chamam Calvino, apenas. Segundo o IBGE, o destaque está no estado do Paraná, e essas pessoas nasceram em sua maioria na década de 1940. Já Calvin tem 377 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul, e desta vez, soa como um nome moderninho, com a maior parte dos registros em 90 ou 2000.


Não é um nome que eu possa classificar como atraente e com potencial, já que ele soa um pouco ultrapassado, e também é difícil de ver             qualidades, já que a ligação religiosa incomoda um pouco, o significado não é legal e fora João Calvino, não temos outra referência do nome. Assim, é um nome que talvez precise hibernar mais algumas décadas. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário