quarta-feira, 22 de março de 2017

Caridad

.


Caridad é um nome espanhol, de significado literal, obviamente, a palavra espanhola para “Caridade”. É um nome completamente religioso, uma vez que a Caridade é uma das três virtudes teológicas, junto com a esperança e a fé. A palavra provém do latim “caritas”, que poderia ser interpretada como generosidade, sinônimo de benevolência, bondade, bom coração, compaixão, solidariedade com as pessoas necessitadas.

Além disso, Nossa Senhora da Caridade ou então, em espanhol, Nuestra Señora de La  Caridad, é um dos inúmeros epítetos da Virgem Maria, um outro motivo para católicos falantes de espanhol terem usado o nome. É um cognato de Charity (inglês) e Carita, Karita (sueco). Na Wikipédia espanhola encontrei também a versão Caritat.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010) não consta pessoas chamadas Caridad, mas sim, 175 pessoas chamadas Caridade, a palavra em português, principalmente localizadas no Amazonas. Os nascimentos foram na década de 30 e 40.

Não é, sinceramente, um nome que eu recomendaria usar no Brasil, nem em sua versão espanhola e (mais sinceramente ainda), em qualquer outra língua. Karita, na minha opinião é a versão mais simpática. Porém, tem um significado religioso importante para quem pratica essa crença e quem sabe, pode ser usado como segundo nome.

Referências:

Caridad Canelón, atriz venezuelana.
Caritat Mercader, uma militante catalã comunista e agente do NKVD soviético.
Caridad De la Luz, conhecida como “La Bruja” é uma poetisa, atriz, cantora, rapper norte-americana e porto-riquenha.

Caridad Bravo Adams, foi uma escritora mexicana que se dedicou à criação de historias dramáticas para radionovelas, filmes e telenovelas.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário