quinta-feira, 23 de março de 2017

Carissa

.


Carissa é o nome de 132 pessoas do sexo feminino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que todas foram registradas de 1980 a 2000, com destaque para os anos 1990. O destaque para a maior taxa de frequência é para São Paulo, e além disso, temos 161 pessoas chamadas Karissa.

Carissa é uma variante feminina usada em inglês do nome Charissa, que por sua vez é uma forma elaborada de Charis, usada por Edmund Spencer em seu poema épico “A Rainha das Fadas” (1590). Charis, por sua vez, é a forma feminina de Chares, usado desde o século 17 em inglês (nessa grafia), e que deriva da palavra grega χαρις (charis), que significa “graça, bondade”.

Como variantes temos Charissa, Karissa, Caris, Charis, e em outras línguas, temos Charis (grego antigo) e Haris (grego).

Nos Estados Unidos, o nome Carissa entrou no ranking em 1970, e acabou saindo no ano de 2012, quando esteve na 959ª posição. No território norte-americano, o nome Carissa atingiu o maior grau de popularidade nos anos 90, e no ano de 2015 ele não consta no top 1000 feminino, mas segundo a lista total da Social Security, teve 163 registros.

Também sabemos que Carissa é uma cidade antiga na Espanha e outra cidade chamada Carissa, na Galácia, Turquia.

Carissa é um gênero de arbustos ou pequenas árvores nativas às regiões tropicais e subtropicais da África, Austrália e Ásia. Até recentemente cerca de 100 espécies foram listadas, mas a maioria delas foram relegadas à condição de sinônimos ou atribuídos a outros gêneros, como acokanthera.

Algumas referências:

Carissa Wilkes, uma ex-ciclista profissional da Nova Zelândia;
Carissa Moore Kainani, uma surfista havaiana;
Carissa Putri Sulaiman, é uma atriz e modelo da Indonésia;
Carissa Capobianco é uma atriz americana.
Kristina e Karissa Shannon são modelos americanas gêmeas;
Karissa Nicole e Katie Lynne Strain são atrizes gêmeas canadenses;
Karissa Lee Staples, atriz americana mais conhecida por seus papeis regulares como Victoria Jagger na série What's Up Warthogs.

Karissa Whitsell, é uma ciclista americano cega.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário