domingo, 26 de março de 2017

Carlisa & Carlise

.



Carlisa é um nome próprio feminino de uso em inglês, embora raramente usado. Trata-se de uma junção combinada entre Carla e Lisa.

Carla, como sabemos, é a variante feminina de Carlos, que vem do nome germânico Karl e significa “homem”. Lisa pode ser considerado um dos muitos diminutivos de Elizabeth, que vem do hebraico e significa “meu Deus é abundância” ou “meu Deus é um juramento”, dependendo da interpretação.

Ou seja, combinando Carla e Lisa temos um significado que não faz nenhum sentido, e convenhamos, depois que o nome é desmembrado, combinado, juntado, espatifado, não sobra significado nenhum. É simplesmente uma invenção.

Em inglês, ainda por cima, parece a junção da palavra “car” (carro), com Lisa, o que explica seu uso raro, acredito eu. Carlisa não tem nenhum registro na Social Security dos EUA de 2015, mas Carlise tem 7.

No Brasil, também não é um nome muito difundido ou conhecido. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Carlisa é o nome de apenas 34 pessoas, enquanto Carliza nessa grafia é o nome de 41 pessoas. Possivelmente, filhos de pais e mães que contenham de alguma “Carlos” e “Lisa” nos nomes.

Carlise tem 530 pessoas no Brasil, e a maioria delas está no Rio Grande do Sul. Na verdade, a distribuição das pessoas chamadas Carlise é toda pelo sul do Brasil: 313 no Rio Grande do Sul, 124 em Santa Catarina e 48 no Paraná. A mesma situação verificamos com Carlize (184 pessoas), Karlise (35 pessoas) e Karlize (25 pessoas).

Aparentemente, Carlise e suas variações é um nome bastante típico do sul do Brasil, e quase inexistente em outras regiões do País.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário