quinta-feira, 23 de março de 2017

Josiane

.


Josiane é um nome feminino francês, originalmente um diminutivo de Josephine. Josephine é a forma inglesa, alemã e holandesa de Josefina, a forma feminina de José. O significado é "ele/ela irá adicionar", do hebraico יוֹסֵף (Yosef), que em grego ficou Ιωσηφ (Ioseph), e que aos poucos foi dando origem a diversas formas em muitos idiomas.

Outras linguagens: Josipa, Jozefina, Finka, Ina (Croata), Josefa (Checo), Josefine (Dinamarquês), Josephine, Jozefien (Holandês), Josephine, Jo, Joetta, Joey, Jojo, Joleen, Jolene, Josepha, Josephina, Josie, Posie, Posy (Inglês), Josefiina, Iina (Finlandês), Josefine, Josepha, Josephine (Alemão), Jozefa (Húngaro), Giuseppa, Giosetta (Italiano), Josefine (Noruega), Józefa, Józefina (Polonês), Josefa, Josefina (Português), Jozefína (eslovaco), Jožefa (esloveno), Josefa, Josefina (espanhol), Josefina, Josefine (Sueco).

Em termos de popularidade no mundo afora, Josiane não consta atualmente em nenhum ranking feminino, mas já constou na Suíça, do ano de 1937 (88º lugar) até o ano de 1956 (99º lugar), sendo que o ano em que Josiane teve a melhor posição por lá foi em 1945, no 47º lugar. Ou seja, enquanto aqui no Brasil Josiane parece ser um nome associado aos anos 80 e facilmente encontrado em mulheres de 20 a 30 anos, na Suíça é um nome muito comum entre as vovós.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), haviam 136.215 pessoas chamadas Josiane até a data do Censo de 2010. Esse total faz de Josiane o 121º nome feminino mais usado no país no período da pesquisa. O estado de maior frequência é o Paraná, onde estão 16.713 delas. Outras grafias estão constando no IBGE, como por exemplo, Josianne (254 pessoas), Josyane (378 pessoas), Josyanne (84 pessoas), Joziane (1937 pessoas), Josiani (3.124 pessoas), Josianny (58 pessoas), Josiany (382 pessoas), Joziani (102 pessoas).

A variação Josiana também consta com 6.657 pessoas, ao lado de Joziana (175 pessoas). Portanto, apesar de ser um nome singelo, Josiane abre espaço para a utilização de uma série de grafias diferentes.

Isso sem mencionar a grafia Joseane, que segundo o IBGE consta com 65.464 pessoas, sendo o 239º nome feminino mais usado até a data da pesquisa do Censo 2010. Além disso, no Brasil – eu desconheço a realidade em outros países – o nome Josiane acabou parindo outras variações com outros sufixos como Josiele, Josieli, Josielly ou Josiara.
Importa dizer que mais de 63 mil das Josiane’s existentes no Brasil nasceram nos anos 80, como referendado no início da postagem.

Quanto às listas recentes, Josiane desapareceu significativamente: no ano de 2014, na lista da Arpen/SP teve 19 registros, mas caiu para 9 em 2015 e voltou a cair para 8 em 2016. Portanto, um nome bem raro em bebês.

Josiane é um nome feminino, delicado e simples, que pode muito bem ser reaproveitado, embora tenha ficado muito associado à pessoas adultas por ter sido popular nos anos 80. 


Referências:

Josiane Balaskovic, atriz francesa;
Josiane Pouy, modelo francesa;
Josiane Vanhuysse, ciclista belga;
Josiane Kartheiser, jornalista, romancista e escritora de livros infantis;
Josiane Bost , ex-ciclista francesa;
Josiane Soares, atleta brasileira especializada no lançamento de martelo;
Josiane da Silva Tito, é uma corredora de meias distâncias brasileira;
Josiane Falco, uma judoca brasileira;
Josiane Castiau, ex-nadadora francesa;
Josiane Chen é ex-apresentadora de televisão luxemburguesa.
Josiane Patricia Soloniaina é uma lutadora de Madagascar;
Josiane Mathon-Poinat, senadora francesa;
Josiane Oderdengen Kruliskoski, Miss Brasil no ano de 2000;
Josiane Grunewald Marangon é uma ex-voleibolista indoor e de praia brasileira;
Josiane Belizário de Oliveira, participante do 9º Big Brother Brasil em 2009.






.