quinta-feira, 23 de março de 2017

Leandro

.

São 506.483 pessoas do sexo masculino chamadas Leandro no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que é uma quantidade muito expressiva. Isso faz de Leandro o 29º nome mais registrado para meninos no Brasil no período da pesquisa (1930 – 2010). Em termos de destaque, o Rio de Janeiro é o estado onde mais nasceram pessoas chamadas Leandro, e a década de maior número de registros foi 1980.

Apesar da quantidade de homens chamados Leandro na faixa dos 30 anos ser imensa, o nome não deixou de ser usado na geração atual, se tomarmos com amostra a lista da Arpen/SP: foram 545 meninos com esse nome nascidos em São Paulo no ano de 2015. Ele foi mais usado na lista da Arpen/SP do que Marcelo, por exemplo. A variante italiana ALeandro também aparece com 3 registros.

Leandro vem a ser a forma espanhola, portuguesa e italiana de Leander. A forma feminina do nome é Leandra, que também é bastante usado no Brasil, e temos ainda Léandre (francês), Leander (inglês) e Leandros (mitologia grega), ALeandro (italiano).

Ele deriva do grego antigo Λεανδρος (Leandros) ou Λειανδρος (Leiandros), latinizado como Leandrus ou Leander. A etimologia não é todo certa: O segundo elemento é seguramente “andros”, que significa “homem” (genitivo de anér). Porém, o segundo elemento vem identificado com vários elementos: a) λεων (leon), "leão", que daria ao nome o significado de “homem leão”; b) λαος (laos), que significa “povo”, dando o significado de “homem do povo”; c) λειος (leios), que significa “delicado”, assim o significado seria “homem delicado; d) de léios (calmo), significado assim “homem calmo”.

O Behind The Name, uma das fontes mais seguras de pesquisa sobre nomes, usa a primeira opção: “homem leão”, então, acho provável que esse seja o significado mais confiável. Em redor do mundo, a popularidade de Leandro é bem interessante: Nos Estados Unidos, em 2015, ele ficou na 781ª posição. Está também bem posicionado no ranking do Chile, da França, Itália, Portugal e Suíça.

Na Mitologia Grega, Leandro (Leandros) era um jovem grego que amava Hero, a sacerdotisa de Afrodite, que vivia numa cidade na margem oposta a qual Leandro morava. Todas as noites, o jovem atravessava o estreito para encontrar-se com a amada, sendo guiado pela luz que ela acendia no alto da casa que habitava. Numa das travessias, porém, uma tempestade apagou a chama, impossibilitando-o de encontrar o caminho. Ele se perdeu, e devido à tempestade, acabou se afogando. Quando Hero, na manhã seguinte, viu o cadáver do amado, jogou-se na água e juntou-se a ele na morte. A história é triste, mas bonita.

Os religiosos também podem se sentir representados, afinal, temos o famoso Leandro do Santíssimo Sacramento, sacerdote e botânico brasileiro e ainda, o São Leandro, bispo que viveu no final do século VI, em Sevilha, na Espanha.

Outras referências:

Leandro Bonfim, jogador de futebol brasileiro
Leandro Costa Miranda, jogador de futebol brasileiro mais conhecido como Leandrão, defende o São Caetano
Leandro Lessa Azevedo, jogador de futebol brasileiro, defende o Botafogo-SP
Leandro Domingues Barbosa, jogador de futebol brasileiro, defende o EC Vitória
Leandro Guerreiro, jogador de futebol brasileiro
Leandro Silva Wanderley, jogador de futebol brasileiro, defende a Cabofriense
José Leandro de Souza Ferreira, ex-jogador de futebol conhecido como Leandro, foi lateral-direito no Flamengo e na Seleção Brasileira
Leandro Atilio Romagnoli, jogador de futebol argentino
Leandro Desábato, jogador de futebol argentino
José Leandro Andrade, jogador de futebol uruguaio
Leandro Barbosa, jogador brasileiro de basquete
Leandro (cantor), da dupla sertaneja Leandro e Leonardo
Leandro Lehart, cantor brasileiro
Leandro Alves Martins, compositor e dirigente de carnaval brasileiro
Leandro Gomes de Barros, cordelista brasileiro
Leandro Leite Leocadio, literato brasileiro
Leandro Joaquim, pintor brasileiro
Leandro Maciel, ex-governador de Sergipe





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário