quinta-feira, 23 de março de 2017

Nomes de Fadas - Parte II

.

A fada é um ser mitológico característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos. Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil "Peter Pan", de J. M. Barrie.

O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Faries, definiu as fadas como uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos.

Para você que já leu “Nomes de Fadas – Parte I”, essa é a continuação, sendo que nesse post, especificamente, estaremos explorando as fadas da ficção, mais precisamente dos desenhos animados – Winx e Tinker Bell – personagem por personagem. Confira:


Winx

.


As Winx são as personagens principais da série e dos filmes da franquia Winx Club. São um grupo composto por seis fadas: Bloom, Stella, Flora, Tecna, Musa e Aisha.

Bloom: é a fada e guardiã da Chama do Dragão e princesa e guardiã de seu planeta natal Dominó. Namora o Especialista Sky. Em inglês, “bloom” significa literalmente, “flor”.

Stella: é a fada do Sol Reluzente e princesa e guardiã de seu planeta natal Solaria. Namora o Especialista Brandon. Stella é uma das grafias possíveis do nome que vem do latim e significa “estrela”.

Flora: é a fada da Natureza e guardiã de seu planeta natal Lynphea. Namora o Especialista Helia. Deriva do latim “flos” que significa “flor”.

Tecna: é a fada da Tecnologia e guardiã de seu planeta natal Zenith. Namora o Especialista Timmy. Obviamente seu nome refere-se à tecnologia, do grego τεχνη — "técnica, arte”.

Musa: é a fada da Música e guardiã de seu planeta natal Melody. É a forma árabe, turca e persa do nome Moisés, e também se refere às musas, criaturas da mitologia grega, que eram nove filhas de Mnemosine e Zeus, entidades a quem era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística ou científica.

Aisha: é a fada das Ondas, princesa e guardiã de seu planeta natal Andros. Namora o Paladino Nex. Significa “viva” em árabe.

Roxy: é a fada dos Animais e princesa das fadas da Terra. É um diminutivo de Roxana, forma grega do nome persa ou bactriano روشنک (Roshanak) que significa "brilhante" ou "amanhecer".

Daphne: uma das Supremas Ninfas de Magix, sendo ela mesma a Ninfa de Sirenix. É a irmã mais velha de Bloom e princesa herdeira do trono de Dominó. É casada com o Paladino Thoren. A partir da 6ª temporada passa a ser professora de história da magia em Alfea. Significa "louro" em grego.


Tinker Bell




A história gira em torno de Tinker Bell (Sininho), uma fada criada por James Matthew Barrie em sua peça Peter and Wendy, e apresentada no filme de 1953 da Walt Disney Animation Studios, Peter Pan. Tinker Bell é uma fada artesã, divertida e talentosa, porém extremamente irritadiça, perdendo a calma com facilidade. Mas mesmo assim, é encantadora e bondosa. Tinker Bell significa “sininho”.


Tinker Bell - Uma Aventura no Mundo das Fadas

.


Rosetta – Uma fada jardineira, gentil e educada, com um raciocínio rápido e bastante charme. Esse é um diminutivo italiano de Rosa, que pode tanto se referir à flor quando ao nome germânico de igual escrita.

Iridessa – Uma fada da luz, perfeccionista e apaixonada pelo seu trabalho, mas que também pode ser um poço de preocupações. Mesmo quando ela tenta ver o lado positivo das coisas, acaba causando desastres. Amiga de Tinker Bell. Provavelmente o nome foi criado com base na palavra inglesa “iridescent”, que é derivada da palavra Íris (arco-íris) com o sufixo –escent que significa “semelhante”. Assim, Iridessa pode significar “semelhante ao arco-íris”.

Silvermist – Uma fada da água, é descrita como positiva, doce, boba e simpática. Seu nome é uma combinação das palavras inglesas "prata" e "névoa".

Fawn – Uma fada dos animais, alegre e brincalhona. Seu nome vem da palavra inglesa literal, usada para nomear um cervo novo.

Vidia – Uma fada dos ventos, veloz e habilidosa, porém extremamente irônica e sarcástica. Originalmente rival de Tinker Bell, elas posteriormente fazem as pazes e são capazes de conviver em harmonia. Esse nome tem várias possibilidades de significado: Uma variante de Vidya, que significa “conhecimento, ciência, aprendizagem” em sânscrito; uma forma diminutiva de Davi, que significa “amado” em hebraico; Uma derivação da palavra “vida”; em eslovaco, “vidia” significa “ver”;

Clarion – A rainha do Refúgio das Fadas. Possivelmente, uma elaboração de Clara.



Tinker Bell e o Tesouro Perdido


Viola – Vem da palavra grega para “violeta”, tanto a cor quanto a flor.

Lyria – Deriva do instrumento grego, a Lira. Se você for até o Google Tradutor, verá que Liria corresponde à palavra “liberdade” em albanês, além é claro, da associação com a flor do lírio.


Pixie Hollow Games (Jogos das Fadas)

 
.


Nesse filme, todas as fadinhas vão competir nos Jogos das Fadas, e por isso, novos nomes aparecem no mundo de Tinker Bell:


Chloeuma nova fada do jardim e parceira de Rosetta. Chloe, significa "broto verde" em grego.

Glimmer – fada da tempestade. Deriva da palavra literal inglesa que significa “brilhar”.

Fern - uma fada do jardim.  Também é da palavra inglesa para “samambaia”.

Lilac -  uma fada de jardim. A palavra inglesa para a cor “lilás”.

Lumina - uma nova fada da luz e parceira de Iridessa. Vem da palavra latina que significa “luzes”, do latim “lumen”.

Ivy - uma fada do jardim. É a palavra inglesa para a “hera”, a trepadeira.

Zephyr -  uma nova fada voadora e parceira da Vidia. A palavra vem do grego Ζεφυρος (Zephyros) que significa "o vento oeste".



Tinker Bell - O Segredo das Fadas



Periwinkle – Uma fada do inverno que é irmã de Tinker Bell, em torno da qual gira esse filme. Esse é o nome em inglês para a planta “pervinca”.


Tinker Bell: Fadas e Piratas

.


Zarina – Quando uma mal compreendida fada, guardiã do pozinho mágico, chamada Zarina, rouba o pozinho mágico azul do Refúgio das Fadas e foge para se unir aos piratas da Skull Rock, Tinker Bell e suas amigas fadas precisam embarcar em uma aventura única para devolver o pozinho ao seu lugar de direito. Zarina a forma feminina de Zareen, que significa “dourado” em persa.


Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca

.


Nyx – Ainda não assisti esse último filme e por isso, não sei bem qual a função dessa personagem. Significa "noite" em grego. Este era o nome da deusa grega da noite.




E então, desse universo mágico, qual nome lhe agradou mais?


Leia mais:




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário