quinta-feira, 9 de março de 2017

Nasce Amalia, o segundo bebê de Natalie Portman

Natalie Portman e seu filho Aleph


A atriz Natalie Portman se tornou mamãe novamente no dia 22 de fevereiro, e escolheu lindamente o nome da sua filhinha: Amalia. Natalie e Benjamin Millepied já são pais do menino Aleph, de 5 anos.

Vamos aos nomes:

Aleph

Aleph ou Alef é, simplesmente, a primeira letra do alfabeto hebraico. No Brasil, Aleph teve apenas 2 registros no que diz respeito à lista da Arpen/SP de 2016, enquanto Alef figurou com 34 registros. A escolha de Natalie se explica pelo fato dela ter naturalidade israelense: ela nasceu em Jerusalém, Israel, radicada mais tarde nos Estados Unidos. 

Podemos comprovar que o uso desse nome no Brasil se dá em tempos contemporâneos, é um nome moderno, sendo que no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Aleph é o nome de 268 pessoas, a esmagadora maioria nascidas entre 1990 e 2000, enquanto Alef é o nome de 13.827 pessoas, seu uso tendo iniciado nos anos 70, mas o auge também registrado nos anos 1990-2000.

Para a cabala, o alfabeto hebraico tem uma simbologia sobrenatural, sendo que cada letra tem um significado de poder. A língua de Moisés é tão lógica que representa sempre três sentidos: um natural ou material, um simbólico e um espiritual. O valor semântico das letras nos indica os significados simbólico e espiritual.

Nesse sentido, Aleph seria o primeiro som que o ser humano articula e a primeira letra do alfabeto. Exprime a ideia de unidade e do princípio; designa a causa, a força, a atividade, o poder, a estabilidade e o homem como unidade coletiva. Ainda de acordo com a cabala, Aleph significaria algo como "Sou o que sou" - essência divina invisível a todos os seres, ou ainda, “o selo divino no ser humano.

A priori, pensei ser meio estranho colocar o nome de uma letra hebraica como nome de um filho, mas lendo mais sobre a simbologia de Aleph na cabala, até entendo a escolha dos pais e acho que vale o significado.

Aleph, em representação numérica, está associado ao número 1. Segundo o site Chabad, há várias interpretações para Aleph de acordo com o conceito que se emprega:


Conceito  Paradoxo, o selo Divino no ser humano.
Significado        Um boi; um milhar; ensinamento; um campeão.
Formato   Duas tendências polares (os yud superior e inferior) juntos por uma força mediadora (o vav).
Número    1
Espaço     A atmosfera entre o céu e a terra.
Tempo     A estação intermediária entre inverno e verão, quando a terra está saciada de chuvas.
Alma        O torso superior, especialmente o peito e o sistema respiratório.
Qualidade Grande compaixão.
Arquétipo A manifestação definitiva da alma de Mashiach.
Canal       De chessed a guevurá.


Alef foi o personagem de Felipe Folgosi na novela “Olho por Olho”, exibida pela Rede Globo no ano de 1993. 


Amalia


Natalie Portman grávida


Em termos de origem e significado, Amalia  nada tem a ver com o nome do irmão, mas combina muito em originalidade. Amália é a forma latinizada do nome germânico Amala, uma forma abreviada de nomes que começam com o elemento amal que significa "trabalho".

No Brasil, Amalia  é um nome extremamente raro para bebês e crianças. Na lista da Arpen/SP de 2016, apenas 5 meninas chamadas Amalia  e mais 7 com acentuação – Amália – constam, totalizando 12 nascimentos em todo o estado de São Paulo durante o ano passado. Para uma bebê brasileira, Amalia  é ousadia pura.

É claro que Amalia  já teve dias melhores no Brasil como nome de bebes e crianças, principalmente por volta de 1940, segundo o IBGE: 14.435 pessoas se chamam assim em todo o Brasil, de acordo com a pesquisa Nomes no Brasil, baseada no Censo 2010, sendo que isso faz dele o 711º nome mais usado no país durante o tempo que abrange a coleta de dados. O maior número de Amalia ’s está no Rio Grande do Sul.

Não que Natalie Portman não tenha sido ousada: Amalia , nos Estados Unidos, onde a bebê nasceu, Amalia  consta como o 827º nome feminino no ranking de nomes mais usados, ou seja, não é nada popular. Foram apenas 337 registros de Amalia  nos EUA durante o ano de 2015 (Social Security dos EUA), o que não configura com certeza, como um nome de grandes popularidades.

Fora dos Estados Unidos, Amalia  também é popular no Chile (45º lugar no ranking de 2014) e na Romênia (42º lugar no ranking de 2009).


(...)


Será que essa Amalia terá algum reflexo aqui no Brasil? Afinal, Natalie Portman tem muitos fãs por aqui, e esse nome é elegantíssimo e imponente. Por aqui, cabe dizer que Amália é o nome da esposa do jornalista e apresentador Evaristo Costa.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário