domingo, 30 de abril de 2017

Bernardino

Comprar muitas roupas estilosas pro Ben:
.

Bernardino é a forma diminutivo masculino de Bernardo usada em italiano, espanhol e português. Como já trabalhado em vários outros posts do Blog, Bernardo significa “Forte como um urso”, através da combinação dos elementos germânicos Bern (urso) com hard (força). A variante Bernadino também pode ser considerada correta.

Esse nome foi popular durante a Renascença Italiana, estando por volta do 340º lugar no ano de 1427, conforme dados disponibilizados pelo Behind The Name.

Em italiano, considera-se Dino um dos seus hipocorísticos, e em outros idiomas temos: Berinhard, Bernard, Bernhard (antigo germânico), Beñat (basco), Bernat (catalão), Bernard, Dino (croata), Bernard (Checo), Bernhard, Bernt (dinamarquês), Bernhard, Ben (Holandês), Bernard, Barney, Bernie, Berny (inglês), Bernard (francês), Bernhard, Benno, Bernd (alemão), Bernát (húngaro), Bernhard, Bernt (norueguês), Bernard (polonês), Bernard (esloveno), Bernhard, Bernt (sueco).

Existem no Brasil, três municípios que levam o nome: Bernardino de Campos - município em São Paulo; Bernardino Batista - município na Paraíba; São Bernardino - município em Santa Catarina. Existe um santo razoavelmente famoso na Igreja Católica chamado São Bernardino de Sena, um missionário franciscano.

Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), existem 4.595 pessoas com o nome Bernardino no Brasil, ao longo de todo o tempo que compreende antes de 1930 até 2010, em todo o território brasileiro. A maior parte deles nasceu na década de 50, e o estado onde há maior frequência é Mato Grosso do Sul.

A variante ortográfica Bernadino tem 3.320 pessoas, registrados com maior frequência em Tocantins, com incidência em 1940 e 1950. Há também 210 pessoas chamadas Bernadinho e 98 pessoas chamadas Bernardinho.

Talvez, com o passar do tempo, a percepção sobre o nome Bernardino mude, e ele passe a ser novamente apreciado, como uma possível alternativa ao super popular Bernardo.

Referências:

Bernardino da Bissone, escultor italiano;
Bernardino da Ucria, religioso e botânico italiano;
Bernardino Baldi, matemático e poeta italiano;
Bernardino di Betto Betti, verdadeiro nome de Pinturicchio, pintor italiano;
Bernardino Butinone, pintor italiano;
Bernardino Corio, historiador italiano;
Bernardino Luini, pintor italiano;
Bernardino Machado, político português;
Bernardino Nogara, banqueiro italiano;
Bernardino Ochino, reformador italiano;
Bernardino Poccetti, pintor italiano;
Bernardino Telesio, filosofo e naturalista italiano;
Bernardino José de Campos Júnior - político brasileiro.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário