quinta-feira, 27 de abril de 2017

Nomes de Flores - Parte III

.

Quem já acompanhou nossos posts "Nomes de Flores" Parte I e II, já sabe que se você quer escolher um nome de flor para sua menina, e não quer um nome trivial, o que não faltam são opções. As flores tem centenas de espécies e muitas denominações em diferentes línguas, portanto, uma longa lista de alternativas se desenrola em nossos textos, e possivelmente não vamos trabalhar sua totalidade.

Confira alguns nomes de flores exóticos e pouco usuais que separamos para você:



Adênia - Adenia é um género botânico pertencente à família Passifloraceae.


Ajania


Ajania - Ajania é um género botânico pertencente à família Asteraceae.

Alisma - Alisma L. é um gênero botânico da família Alismataceae, nome genérico de um nome grego para uma planta de água

Aloysia - Aloysia é um género botânico pertencente à família Verbenaceae. Nome genérico foi dado em homenagem a Maria Luisa de Parma, 1751-1819, esposa do rei Carlos IV da Espanha.

Alstonia - é um género botânico pertencente à família Apocynaceae. Foi nomeada por Robert Brown em 1811, em homenagem a Charles Alston (1685-1760), professor de botânica em Edimburgo 1716-1760.

Amesiella -  é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Seu nome foi dado em honra de Oakes Ames, botânico americano dos anos 1900.

Amicia - Amicia é um género botânico pertencente à família Fabaceae. Esse nome foi dado em honra ao astrônomo italiano Giovanni Battista Amici. A palavra “amici” em italiano/ latim significa “amigo”.


Andira


Andira - é um género botânico pertencente à família Fabaceae.

Andromeda – Andromeda polifolia é um gênero descoberto e nomeado por Lineu, com base na personagem da mitologia grega.

Anemonella – é o nome geral do gênero Thalictrum thalictroides.


Angelonia

Angelonia - Angelonia é um género botânico pertencente à família Plantaginaceae. Tradicionalmente este gênero era classificado na família das Scrophulariaceae. Nativo da América do Sul. Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais.

Asystasia  - é um gênero botânico da família Acanthaceae. Foi descoberto e catalogado por Carl Ludwig Blume.


Azara


Azara - Azara (género) é um género botânico pertencente à família Salicaceae. O seu nome é uma homenagem a José Nicolás de Azara, diplomata e político espanhol.

Azolla – é comumente chamada de samambaia d’água, um gênero aquático, único gênero da família Azollaceae. O seu nome deriva das palavras gregas “azo” (seca) e ollumi ou olluo (destruir), interpretativamente significando “destruída na seca”, em referência à forma como as plantas morrem em condições secas.

Azorella – é um nome geral dado à um género botânico pertencente à família Apiaceae. Possivelmente tem relação com Azolla.

Aralia -  é um género botânico pertencente à família Araliaceae. Seu nome é uma latinização da palavra indiana, americana ou franco-canadense Aralie.

Ardisia - é um género botânico pertencente à família Myrsinaceae. Uma das espécies é usada na tradicional medicina chinesa.


Argemone


Argemone - é um género botânico pertencente à família Papaveraceae.

Aristea - um género botânico pertencente à família Iridaceae. Tem origem africana, e possui cerca de 56 espécies espalhadas entre Africa do Sul e Madagascar.

Artemísia - É um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. Artemísia é uma planta usada para fins medicinais, que na verdade é derivado do nome da deusa grega da caça, Ártemis. O significado é “dedicada à Ártemis”, sendo que Ártemis é um nome de significado desconhecido. Artemísia portanto, em significado, é correlato ao masculino Artêmio.


Babiana


Babiana - Babiana é um gênero da família Iridaceae. A babiana é uma planta bulbosa, de textura herbácea, que encanta a todos com suas flores azuladas e delicadamente perfumadas. Na natureza, babuínos recolhem os bolbos destas espécies como alimentos, daí o nome do gênero.

Brunnera - Brunnera é um gênero de plantas pertencente à família Boraginaceae.

Calandrinia - é um gênero botânico da família Portulacaceae, e seu nome foi dado em honra de Jean Louis Calandrini, botânico suíço do século XVIII.

Calamintha – é um gênero botânico da família Lamiaceae, nativo das regiões temperadas da Europa e Ásia. O nome deriva do grego “kallio” ou “kalos” que significa “belo”, e “minthe”, que significa “menta”, portanto, “bela menta”.

Callisia - é um género botânico pertencente à família Commelinaceae. O nome da planta deriva do termo grego “kallio” ou “kallos” que significa “beleza”.

Calpurnia – é um género botânico pertencente à família Fabaceae. Calpúrnia Pisônia foi a terceira e última esposa de Julio Cesar. Provavelmente vem de um nome romano derivado do latim calpurnias, que em última análise, vem da palavra “calpar”, que significa “cálice, xícara”, inicialmente usada para referir um vaso de vinho de barro.


.


Campânula - é um gênero botânico pertencente à família Campanulaceae. O seu nome derivado do diminutivo do termo latino “campana”, que significa “pequeno sino”, referindo-se à forma das flores.

Caralluma – é um gênero de plantas com cerca de 120 espécies da família Apocynaceae. É encontrada em regiões da África, Arábia, Ásia e Europa. Seu nome deriva do árabe “al-qarh luhum” que significa "chaga, ferida" na carne.

Carissa - é um género de sete espécies de arbustos ou pequenas árvores nativas às regiões tropicais e subtropicais da África, Austrália e Ásia.

Carlina – é um gênero com 34 espécies de plantas herbáceas da família Asteraceae. Diz a lenda que os anjos teriam ensinado a Carlos Magno como usa-la contra a peste, e portanto, a planta é nomeada em sua honra. Depois Carlos Magno foi substituído pelo Rei Carlos I da Espanha, e assim Lineu usou a história como base para nomear a planta.

Cassinia - é um grande género de plantas de florescência da família Asteraceae, a maioria são nativas do hemisfério sul. Seu nome geral foi dado em homenagem ao botânico francês Alexandre de Cassini.

Cassiope – é um gênero botânico que abrange cerca de 12 espécies de pequenos arbustos perenes da família das Ericaceae. É nativo do Ártico e regiões montanhosas do Norte. Foi nomeada em homenagem à Rainha Cassiopeia, da mitologia grega.

Coronilla – é um gênero de angiospermas, nomeadas assim em referência ao formato de suas flores, sendo que Coronilla, é um diminutivo de Corona, que significa “coroa” em latim.

Cynara


Cynara – é um género da família Asteraceae que contém aproximadamente 10 espécies, originalmente procedentes do Mediterrâneo, noroeste de África e Ilhas Canárias. Incluídas entre as espécies está a Alcachofra. O nome vem do termo grego Kinara (Κυνάρα), que significa “alcachofra”, de κύων (Kion), derivado de cão. Passou para o latim como Cynara, que também é o nome usado para designar o Cardo.

Cydonia – é um gênero de plantas que pertence à familia das Rosáceas. O melhor tipo da espécie vinha da região de Cidonia, na costa noroeste de creta, de onde provem seu nome cientifico. Era conhecida pelos gregos como “maçã da Cidonia”.

Dampiera – é um gênero botânico pertencente à familia Goodeniaceae, seu nome foi dado em homenagem ao capitão e cientista inglês William Dampier.

Daphne – um gênero de plantas nativas da Eurásia descobertas e nomeadas por Lineu em 1753. Foi nomeada pois suas folhas lembram a folha de louro, e esse é o significado do nome em grego, com base na lenda mitológica de Daphne e Apolo.

Davidia – conhecida em inglês como “dove tree” (arvore pombo). O nome foi dado em homenagem ao Padre Armand David, um missionário francês e naturalista que vivia na China.


.


Dianella é um género botânico pertencente à família Hemerocallidaceae. O nome é dado como um diminutivo da deusa romana Diana.

Dilenia – é um gênero de 60 espécies de plantas que pertencem a familia Dilleniaceaem nativas de regiões tropicais e subtropicais do sul da Ásia, Austrália e ilhas do Oceano Indico. É um nome genérico dado em honra ao botânico alemão Johann Jacob Dillenius.

Dyonisia - é um género de plantas pertencentes à família de Primulaceae. Seu nome é dado em honra à Dionísio, deus grego do vinho.

Egeria – é um gênero de plantas aquáticas nativas do Brasil, conhecidas por produzir grandes quantidades de oxigênio. Esse nome é derivado da mitologia romana, sendo que Egeria era uma ninfa do séquito de Venus, protetora das noivas, gestantes e do parto.

Encelia – é um gênero de plantas que pertencem à familia Asteraceae. Seu nome foi dado em homenagem a Christoph Entzelt (1517-1583), um naturalista alemão e clérigo luterano que mudou seu nome para Encelius;

Ercilla – gênero de plantas de florescência da familia Phytolaccaceae. O nome é provavelmente inspirado em Ercilia ou Hersilia, um nome romano de significado desconhecido.

Erythrina – gênero da família Fabaceae, distribuídos por regiões tropicais e subtropicais do mundo. O nome deriva do grego ερυθρος (erythros), que significa "vermelho", referindo-se à cor das flores de algumas das espécie.

Felicia é um gênero de plantas com flores que pertencem à família Asteraceae. Existem 160 espécies descritas e apenas 84 aceitas. Deriva do latim “felix”, e significa “feliz”.

Gilia -  é um género de aproximadamente 25-50 espécies de plantas com flores que pertencem à família Polemoniaceae, nativo de regiões temperadas e tropicais da América, a partir do oeste dos Estados Unidos até o sul do Chile, onde crescem principalmente no habitat deserto ou zonas áridas. Não foi encontrado o significado de Gilia.


.


Gloriosa – é um gênero de plantas tuberosas da familia Colchicáceas. Em inglês são conhecidas como Clinbing Lily, Fire Lily, Flame Lily, etc. em maori as denominações são “rire vaevae-moa, riri, vavai-moa”. O nome é literal em língua portuguesa.

Grindelia – é um gênero botânico da família Asteraceae, nativa da América.

Halesia – é um gênero de plantas pertencentes à familia Styracaceae.

Harrisia – é um gênero de cactos nativo da Argentina, Paraguai, Caribe e Flórida. Seu nome foi dado em honra à William Harris, que foi superintendente de jardins públicos e plantações da Jamaica.


Hebe – gênero de plantas nativas da Nova Zelândia, Austrália, Papua e Nova Guiné, Ilhas Malvinas, entre outras.  Foi nomeado em honra à Hebe, a deusa grega da juventude. 




Qual desses nomes menos conhecidos de flores você mais gostou? 

Conte para a gente nos comentários! 




.