quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ananda

.

Ananda é um nome feminino indiano, a forma feminina de Anand, que significa “felicidade, alegria” em sânscrito. Uma variante possível é Anandi.

Ananda é o nome de 13.285 pessoas, com destaque para o estado de Roraima. A maioria dos registros de Ananda se deu a partir dos anos 1990. Há 247 pessoas chamadas Annanda. Em São Paulo, na lista da Arpen/SP de 2015, foram 49 registros de Ananda. Não há como saber se são apenas meninas. 

No hinduísmo, Ananda é uma espécie de êxtase espiritual e transcendental, algo como a alegria sem a qual o universo deixaria de existir. Conforme as definições mais comuns, Ananda significa êxtase (sentimento) ou felicidade suprema. No Vedanta, Ananda é uma das três características do Absoluto (Brahman): Sat (realidade), Cit (consciência) e Ananda (beatitude). A palavra Ananda também se refere a um dos níveis ou “camadas” do ser humano, de acordo com a Taittiriya Upanishad; e à vivência que pode ser atingida em estados de samadhi nos quais a pessoa ultrapassou toda dualidade e se sente completa, ou seja, já não deseja mais nada.

Ananda era também o nome de um primo de Buda, um dos seus principais discípulos. Em sânscrito moderno, Ananda é usado predominantemente feminino, enquanto a forma masculina é Anand.

Ananda é um bom nome, mas possivelmente as pessoas possam confundir o tempo todo com Amanda, afinal, é trocada apenas uma letra e a sonoridade é praticamente a mesma. Além de trocar a letra, o M e o N foneticamente são facilmente confundidos. Apesar disso, Amanda e Ananda não tem nenhuma conexão etimológica.

Referências (masculinas):

Ananda, monge budista indiano, primo de Buda;
Ananda Coomaraswamy, historiador de arte singalês;
Ananda Everingham, ator tailandês;
Ananda Mahidol, ou  Rama VIII, foi rei da Tailândia;
Ananda Shankar, cantor indiano;
Ananda Sunya, ilustrador indiano naturalizado norte-americano;
Ananda Samarakone foi um compositor e músico do Sri Lanka.
Referências (femininas):
Ananda Lewis, modelo e atriz americana;
Ananda Lima Lairihoy, conhecida como Ananda Apple, (Porto Alegre, 1961) é uma jornalista brasileira.




.

4 comentários:

  1. Lindo gosto desse nome e de Amanda também.💞

    ResponderExcluir
  2. 😱 depois de velha vim descobrir que meu nome é indiano 🙆🏽‍♀️ obs: 22 anos

    ResponderExcluir
  3. Do nada vim parar aqui,enfim amo meu nome!!!

    ResponderExcluir
  4. Nome da minha filha ♥️

    ResponderExcluir