quarta-feira, 10 de maio de 2017

Carola

.

Carola é um nome feminino, usado basicamente em italiano, alemão e suíço. É a forma feminina de Carolus, uma forma latinizada do nome germânico Karl, que significa “homem”. A variante Carolina no Brasil é bastante popular, de modo que Carola poderia ser uma boa alternativa.

Um problema é que Carola é uma gíria, usada na linguagem coloquial brasileira, para descrever uma pessoa muito ligada às práticas religiosas. Também serve, pejorativamente, para caracterizar uma pessoa hipócrita, que se diz seguidora de práticas religiosas severas, mas não as segue efetivamente; uma pessoa "falsa beata". Talvez por isso não seja muito usado.

Esse problema, naturalmente, não existe em outros países de língua portuguesa, como Portugal ou os países africanos antigamente colonizados por portugueses, como Angola, Moçambique ou São Tomé e Príncipe.

Outras linguagens: Charlize (africano), Carolina (germânico antigo), Carla (Catalão), Karla, Karolina, Lina (Croata), Kája, Karolína (Checo), Karla, Caroline, Charlotte, Ina, Karolina, Karoline, Lina, Line (Dinamarquês), Carla, Carlene, Charla, Carolina, Caroline, Carrie, Carry, Charlene, Charlotte, Ina, Lina, Sharla (inglês), Iina, Karoliina, Liina (Finlandês), Carole, Caroline, Charline, Charlotte, Line (Francês), Karola, Karolina, Lili (Húngaro), Séarlait (Irlandês), Karolina, Lina (Lituano), Karolina (Macedônico), Karla, Caroline, Charlotte, Ina, Karolina, Karoline, Lina, Line (Norueguês), Karolina (Polonês), Carla, Carlota, Carolina (Português), Karolina (esloveno), Carla, Carlota, Carolina (espanhol).

No Brasil, há 462 pessoas chamadas Carola. O destaque é para o estado de Sergipe, e a década de maior número de nascimentos é 1980. Já Karola é o nome de 86 pessoas. Carola está no ranking italiano desde 1999, e no ano de 2014, esteve na 121ª posição.


Referências:

Carola di Vasa (Karola Frederikke Franziska Stephanie Amalia Cecilia von Holstein-Gottorp), rainha da Saxônia;
Carola Cicconetti, esgrimista italiana;
Carola Häggkvist, cantora sueca;
Carola Prosperi, escritora e jornalista italiana;
Carola Silvestrelli, atriz e diretora de televisão italiana;

Carola Stagnaro, atriz italiana.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário