quinta-feira, 11 de maio de 2017

Nomes de Santos Católicos - Parte I

.



Essa é uma lista das principais santas e ícones católicos, adorados especialmente no território brasileiro. Na parte II desse post, você poderá ter acesso aos nomes de santos masculinos. Através dela, caso você seja católico e devoto, pode escolher um nome para sua menina. 

Esse post inclui os santos mais populares no Brasil. Teríamos que fazer, no mínimo uns 30 posts iguais a esse se quiséssemos cobrir os mais de 10 mil santos (isso mesmo!) da Igreja Católica, incluindo-se nessa conta os santos ortodoxos. 

Se você quer a lista completa dos santos, pode consultar aqui:

Lista em português (Wikipédia)
Lista em Inglês (Catolic Online)

Estamos estudando uma forma de publicar tais listas completas aqui, portanto, aguarde as próximas publicações! 

Ao clicar sobre o nome da Santa, você é redirecionado para um link externo ao Blog, que conta sua história e mais informações.


Letra A


Santa Ângela de Mérici e Santa Ângela – Ângela é um nome frequentemente associado aos anjos, uma vez que “angelos” é a palavra latina para designá-los, porém, a palavra vem do grego e significa “mensageiro”. Leia o post completo sobre Ângela, clicando aqui.

Santa Adelaide – Adelaide é um nome germânico que significa “de espécie nobre”, “da nobreza”. Leia o post completo sobre Adelaide clicando aqui.

Santa Afra – Afra é um apelido romano para uma mulher vinda da África, basicamente significa “uma africana”.

Santa Águeda – Águeda é uma das versões de Ágata, que é uma forma latinizada do nome grego Αγαθη (Agathe), derivado do grego αγαθος (agathos), que significa "bom". Leia o texto completo clicando aqui.

Santa AlbertinaAlbertina ou Albertine são formas femininas diminutivas de Alberto. A partir do nome germânico Adalberto, que foi composta dos elementos adal, que significa "nobres" e beraht, ou seja,  "brilhantes". Leia o post completo clicando aqui.

Santa Alice – Alice é uma das inúmeras versões possíveis de Adelaide e significa “nobre”. Leia o post completo clicando aqui.

Santa Ana – Ana é uma das variantes gráficas do hebraico Channah, e significa “cheia de graça”. Leia o post completo clicando aqui.


Letra B


Santa Bárbara – Bárbara é um nome originário do grego e quer dizer “estrangeira”. Leia o post completo clicando aqui.

Santa Beatriz - Beatriz é um nome que vem da palavra latina “viatrix” e quer dizer “viajante”. Leia o post completo aqui.

Santa Bernadette - Bernadete é um diminutivo francês de Bernardo e quer dizer “forte como um urso”.

Santa Bertilla - É uma forma feminina do nome Bertilo, Originalmente um diminutivo dos nomes germânicos que começam com beraht, elemento germânico que significa "brilhante, famoso".

Santa Bianca - Bianca é um nome literal em italiano, e quer dizer “branca”. Leia o post completo aqui.

Santa Bibiana - É uma forma variante do nome Viviana, que tem relação com a palavra latina para “viva”. Leia o post completo aqui.

Santa Brígida - Brígida é uma das formas de Brigitte, que vem do nome irlandês Brighid que significa “exaltado”. Leia o post completo aqui.


Letra C


Santa Catarina da Suécia, Santa Catarina de Sena, Santa Catarina de Sena - Catarina é um nome com significado debatido e pouco consensual. Leia o post completo sobre ele aqui.

Santa Cecília - Cecília é um nome romano que significa “cega”. Leia o post completo clicando aqui.

Santa Clara -  Clara é um nome literal em português. Clique aqui e leia o post completo sobre Clara.

Santa Clélia Barbieri - Clélia origina-se do latim Clelia, forma feminina do nome Cloelius, de origem desconhecida. Algumas fontes levam em conta a raiz grega “kleos”, que significa “fama”, “glória”.

Santa Clotilde - Clotilde é a forma francesa do nome germânico Chlotichilda, que era composto dos elementos hlud (fama) e hild (batalha). Pode-se dizer que significa “famosa em batalha”, “batalha famosa” ou “aquela que tem gloria em batalha”. 

Santa Cristiana, Santa Cristina - Cristiana e Cristina são variantes diferentes do mesmo nome, que significa “a cristã”. Leia os posts completos clicando aqui (Cristina) e aqui (Cristiana).


Letra D


Santa Dorotéia - Dorotéia é uma das variantes do nome grego que significa “presente de Deus” ou “dom de Deus”, do grego Doron (presente) e theo (deus). Clique aqui e leia o post completo.

Irmã Dulce - Dulce é um nome literal em espanhol e significa “doce”. Leia o post completo aqui.


Letra E


Santa Edith - Edith é originado do nome inglês antigo Eadgyð, derivado dos elementos ead "riqueza, fortuna" e gyð "guerra".

Santa Edwiges - Do nome germânico Hadewig, derivado dos elementos germânicos hadu "batalha, combate" e wig "guerra".

Santa Efigênia - Significa “nascido forte”, derivado dos elementos gregos ιφιος (iphios), que significa “forte”, γενης (genes) que significa "nascido".

Santa Eliana - Eliana rovavelmente deriva de Aeliana, a forma feminina do nome romano Eliano, que foi derivado do sobrenome romano aelius. Este era o nome de um santo e mártir do cristianismo primitivo, e possivelmente foi derivado da palavra grega ηλιος (Helios), que significa “sol”. 

Santa Elisa, Santa Elisabeth - Elisa é um diminutivo de Elisabeth, que vem do hebraico Elisheva, que significa “meu deus é um juramento” ou talvez “meu deus é abundância”. Leia os post sobre Elisa e Elisabeth clicando aqui e aqui.

Santa Eloisa e Santa Heloísa - Origina-se a partir do francês antigo Héloïse, que vem – provavelmente – do nome germânico Helewidis ou Helewis (composto pelos elementos “Hale” – saudável – e “wid” – grande). Por vezes é associada a palavra grega 'ηλιος (Helios), ou seja, Sol. Leia o post completo aqui.

Santa Elvira - Elvira é a forma espanhola de um nome visigodo, provavelmente composto dos elementos germânicos “ala” (todos) e “wer” (verdadeiros). Leia o post completo aqui.

Santa Emilia - Emília é uma forma feminina de Aemilius. A partir do nome Emílio da família romana, que foi derivado de aemulus, de origem latina que significa "rival". Leia o post completo aqui.

Santa Escolástica - É um nome derivado do latim scholasticus, que significa “orador, retórico”.

Santa Eudóxia - Significa "boa reputação, bom senso", do grego eudoxos, da combinação dos elementos gregos ευ (eu) "bom" e δοξα (doxa) "noção, reputação, honra e glória"

Santa Eufrásia - O nome Eudoxia significa “bom elogio” em grego.

Santa Eugênia - O nome Eugênia é derivado do grego e significa “bem nascida” ou “de bom nascimento”. Leia o post completo aqui.

Santa Eulália de Barcelona - Eulália é um nome grego que significa “falar bem” ou “de boa fala”, ou mesmo “eloquente”. Leia o post completo aqui.



Letra F


Santa Filomena - Provavelmente significa “aquela que ama a força”, “amante da coragem”, etc., da combinação  dos elementos do grego φιλος (philos) "amigo, amante" e μενος (menos) "mente, propósito, força, coragem".

Santa Flávia Domitila - Flávia é um nome romano derivado do latim e significa “amarelo, dourado”, e extensivamente, designa quem tem cabelos loiros. Leia o post completo aqui. Já Domitila é derivado de um sobrenome romano “Domitius” (aportuguesado como Domício). Domitius, a princípio derivou da palavra latina “dominus”, e por interpretação, significaria “A domada”. Leia o post completo aqui.

Santa Fortunata - Fortunata é a forma feminina do nome latino “Fortunatus”, significando “sortudo, abençoado, feliz”, enfim, “afortunado”.

Santa Francisca de Roma e Santa Francisca Xavier Cabrini - Francisca é a forma feminina de Francisco, que por sua vez, deriva de frances, que quer dizer “francês”. Leia o post completo aqui.


Letra G


Santa Genoveva - Genoveva é um nome feminino, sendo a forma espanhola e portuguesa de Genevieve. Genevieve é a forma inglesa do nome Geneviève, que deriva do nome gaulês Genovefa, que provavelmente significa “mulher da tribo”. 

Santa Gianna Baretta Molla - Gianna é uma forma de Joana, um nome feminino que deriva de João, do hebraico, que significa “Deus é gracioso”.

Letra H

Santa Helena e Beata Helena Guerra -  Forma portuguesa do nome grego 'Ελενη (Helene), provavelmente do grego' ελενη (Helene) "tocha" ou "fogo sagrado", ou possivelmente relacionadas com σεληνη (Selene), que quer dizer  "lua". Leia o post completo sobre Helena aqui.


Letra I


Santa Inês de Praga, Santa Inês e Santa Inês de Montepulciano - Forma latinizada do nome grego 'Αγνη (Hagne), derivado do grego' αγνος (hagnos) que significa "casto". Santa Inês era uma virgem martirizada durante as perseguições do imperador romano Diocleciano. Leia o post completo aqui.

Santa Iolanda - Deriva do grego Violante, que por sua vem do latim “viola”, ou seja, “violeta”. Leia o post completo aqui.

Santa Irene - Irene vem do grego Ειρηνη (Eirene), derivado de uma palavra grega que significa "paz". Leia o post completo aqui.

Santa Isadora - É uma variante de Isidora, que por sua vez é a forma feminina de Isidoro (Ou Isidore). O significado vem do nome grego Ισιδωρος (Isidoros), que quer dizer "dom de Isis" ou “presente de Ísis”, ou “Dádiva de Ísis”, derivado do nome da deusa egípcia Ísis combinado com δωρον grego (doron) "dom", “presente”, “dádiva”. Leia o post completo aqui.


Letra J


Santa Jacinta de Mariscotti - Jacinta é um nome feminino, usado principalmente em espanhol e português, que deriva do nome Hyacinthus (Jacinto), a forma latinizada do nome grego 'Υακινθος (Hyakinthos), que foi derivado do nome da flor jacinto. 

Santa Joana (Giovanna) D'Arc - Forma portuguesa e catalã de Iohana/ Joanna, derivado do grego Ιωαννα (Ioanna), a forma feminina de Ioannes (João). O significado do nome vem de Yochanam (transliterado para o grego, Ioannes), e quer dizer “Deus é gracioso”. Leia o post completo aqui.

Santa Josefina - Josephine é a forma inglesa, alemã e holandesa de Josefina, a forma feminina de José. O significado é "ele/ela irá adicionar", do hebraico יוֹסֵף (Yosef), que em grego ficou Ιωσηφ (Ioseph), e que aos poucos foi dando origem a diversas formas em muitos idiomas. Leia o post completo aqui.

Santa Júlia Salzano, Santa Júlia e Santa Júlia Billiart  - Forma Feminina de Júlio. Provavelmente originado em um nome de família romana (Julius) que significava "barba aveludada". Também pode ter relação com o deus romano Júpiter. Leia o post completo aqui.

Santa Juliana - Provavelmente é um patronímico de Júlio, ou seja, significa “filha de Júlio” ou algo parecido. Leia o post completo aqui.

Santos Julita  - Esse é um diminutivo de Julia.


Letra L


Santa Larissa - É um nome, numa primeira análise, alusivo a uma cidade grega, na Tessália, que significava cidadela. Na mitologia grega, a ninfa Larissa era uma filha de Pelasgo, Rei de Argos. Leia o post completo aqui.

Beata Laura Vicuña - Esta é a forma feminina do nome Laurus (latim antigo), que significava “louro”. Esse significado foi favorável, uma vez que na Roma Antiga as folhas das árvores de louro foram usadas para criar as guirlandas dos vencedores. Leia o post completo aqui.

Beata Lavínia Sernardi - Significado desconhecido, provavelmente de origem etrusca. Na lenda romana Lavínia era a filha do rei Latinus, a esposa de Aeneas, o ancestral do povo romano. Segundo a lenda Aeneas nomeou a cidade de Lavinium em honra de sua esposa. Leia o post completo aqui.

Santa Léia - Léia é a forma aportuguesada de Lea, Lia, Leah ou Liah, que são todos o mesmo nome, em diferentes grafias. Todos eles vem do original hebraico Leah, לֵאָה (Le'ah), que significaria “cansada”. No texto Bíblico, Leah é a irmã mais velha de Raquel e a primeira esposa de Jacó. Leia o post completo aqui.

Santa Letícia - O nome Letícia vem do latim “Laetitia”, que significa “Alegria, Felicidade”. Leia o post completo aqui.

Santa Lídia - Lídia é a forma portuguesa, catalã e húngara de Lydia. Significa “da Lídia”, sendo a Lídia uma região na costa oeste da Ásia Menor. No Novo Testamento, este é o nome de uma mulher convertida ao cristianismo por São Paulo. Na era moderna, o nome tem sido usado desde a Reforma Protestante. Leia o post completo aqui.

Santa Liduína - É um cognado de Ludwina, um nome germânico derivado dos elementos “leud” (povo, pessoas) e win (amigos), então significa “pessoas amigas” ou “povo amigo”.

Santa Lívia - Lívia é a forma Feminina de Livius. Este era o nome da mulher do imperador romano Augusto (Lívia Drusilla).  Nome de família romana, que pode estar relacionado ao termo latino “liveo”, ou seja, “invejosa, invejoso”. Outra hipótese é que venha do latim “lividus”, que quer dizer “pálido”. Leia o post completo aqui.

Santa Luísa de Marillac - É uma derivação muito, mas muito remota do nome Chlodovech, que é composto dos elementos germânicos “hlud” (famoso) e “wig” (Guerra, Batalha), o significado de todas as suas variações é “famoso em batalha, glorioso em batalha”. Leia o post completo aqui.

Santa Luzia - Luzia é um nome adequado para todas aquelas pessoas que incansavelmente buscam um nome com significado positivo e muito especial. Para estes, Luzia é um nome simpático e inspirador: seu significado é “luz, luminosa, a que irradia luz”. Leia o post completo aqui.


Letra M


Santa Madalena de Canossa - O nome significa "de Magdala". Maria Madalena, um personagem do Novo Testamento, foi nomeada assim porque ela era de Magdala - uma aldeia no Mar da Galiléia, cujo nome significava "torre" em hebraico. Leia o post completo aqui.

Santa Madre Paulina - Paulina/ Pauline são duas formas femininas de Paulinus, que é um sobrenome romano, derivado de Paulus, ou seja, Paulo, que em significado, quer dizer “humilde, pequeno”. Leia o post completo aqui.

Madre Tereza - Quanto à sua origem e significado, Teresa é um cognato de Theresa. Ele foi primeiro grafado como Therasia, a cargo da esposa espanhola de São Paulino de Nola, no sécu. IV. O significado é incerto, mas poderia ser derivado do grego (θερος Theros) que quer dizer “verão", de θεριζω grego (therizo) "colher", ou a partir do nome da ilha grega de Therasia (a ilha ocidental de Santorini). Leia o post completo aqui.

Santa Mafalda - É a forma portuguesa de Matilda, a partir do nome germânico Mahthildis que significa "força na batalha", a partir dos elementos maht "poder, força" e hild "batalha". Leia o post completo aqui.

Santa Manuela Torres Acosta - É a forma feminina do nome Manuel, que vem do hebraico עִמָּנוּאֵל ('Immanu'el) que significa "Deus está conosco". Leia o post completo aqui.

Santa Margarida de Cortona - Derivado do latim Margarita, que veio de "μαργαριτης" (grego), Margarites, que significa "pérola", provavelmente, em última análise, um empréstimo do sânscrito मञ्यरी (manyari).  Leia o post completo aqui.

Santa Maria, Santa Maria de Cléofas, Beata Maria Gabriella da Unidade - Segundo o site do Baby Center, “Forma latina do nome hebraico Miryam, de origem obscura, provavelmente remontando ao antigo Egito. Especialistas chegam a apontar mais de 70 possíveis significados, mas os mais comuns são "rebelde" (pela raiz marah), bem-nutrida (pela raiz mara, com o significado mais amplo de "perfeita", "bela") e amada (para raiz mry)”. Ou seja, o significado exato é praticamente impossível de ser determinado.

Santa Maria Goretti - No caso, Goretti é um sobrenome. Aparentemente ele deriva do nome Gregório, que significa "vigilante, alerta".

Santa Maria Josefa Rossello - Josefa é a forma feminina de José, do hebraico Yosef que significa “ele irá adicionar”

Santa Maria Josefina do Coração de Jesus - O nome Josefina já foi citado na Letra J.

Santa Maria Madalena - Maria e Madalena já foram citados acima.

Santa Maria Micaela - Micaela é um nome feminino, de uso em italiano, espanhol e português. É a forma italiana, espanhola e portuguesa de Michael, ou Miguel, em português. Este é um nome de origem hebraica, Mikha’el, que significa “Quem é como Deus”. Leia o post completo aqui.

Santa Mariana - Forma feminina romana de Marianus (Nome de família romana, que em si foi derivado do nome romano Marius – Mário, que por sua vez deriva do deus romano da Guerra, Marte). Após a era clássica foi frequentemente interpretado como uma combinação de Maria (do hebraico Miryam, "perfeita", "amada", "rebelde") e Ana (do hebraico Hanna, "favor", "graça"). Leia o post completo aqui.

Santa Marina - Marina é um nome feminino popular no Brasil, principalmente na atual geração. É a forma feminina de Marinus, um nome romano que pode tanto ser um derivado de Mário (que origina-se no deus Marte) como também estar ligado aos conceitos de “marinho, do mar”. Leia o post completo aqui.

Santa Marta Irmã de Lázaro - É um nome de raiz semita, origina-se do aramaico מרתא (Marta) que significa "senhora". 

Santa Matilde - Matilde origina-se partir do nome germânico Mahthildis que significa "força na batalha", a partir dos elementos maht "poder, força" e hild "batalha". Leia o post completo aqui.

Santa Melissa - Significa “Abelha” em grego. Esse era o nome de uma ninfa que cuidou do jovem Zeus na mitologia grega. Leia o post completo aqui.

Santa Monica - Desde a Idade Média, tem sido associado com a palavra latina “Moneo”, que significa “orientar, advertir”, ou com a palavra grega μονος “monos”, que significa “um” ou “apenas”, ou seu derivado μονακε “monake” (solitário, eremita). 



Letra N


Santa Nicole - Seu significado é composto a partir do nome grego Νικολαος (Nikolaos) que significava "vitória do povo" {de νικη grego (NIKE) "vitória" e λαος (Laos) "povo"}. Leia o post completo aqui.


Letra O


Santa Odilia - Derivado do elemento germânico odal significado "pátria" ou aud cujo significado é "riqueza, fortuna".

Santa Olga - Uma variante de Helga, a partir do nome do nórdico antigo Helge, derivado de heilagr que significa "santaabençoada". Leia o post completo aqui.


Letra P


Santa Patrícia - Sua origem e significado vem a partir do nome em latim Patrício, que significava “nobre”. Leia o post completo aqui.

Santa Paula e Santa Paula Isabel Cerioli - Esse nome origina-se a partir do nome de família romana “Paulus”, que significa “pequeno” ou “humilde” em latim. Leia o post completo aqui.

Santas Perpétua e Felicidade - Ambos são nomes literais em português. Perpétua significa “eterna, para sempre”, e Felicidade dispensa comentários.

Santa Prisca - Prisca é a forma original da qual derivou Priscila, que significa “velha”.


Letra R


Santa Rafaela Maria do Sagrado Coração de Jesus - Rafaela é a forma feminina de Rafael, o nome de um dos sete arcanjos na tradição cristã. A partir do nome hebraico רָפָאֵל (Rafa'el) que significa "Deus curou". Leia o post completo aqui.

Santa Raimunda - É a forma feminina de Raimundo, derivado do nome germânico Raginmund, composto pelos elementos “ragin” (conselho) e “mund” (protetor), assim pode ser interpretado como “conselheiro protetor”.

Santa Rebeca - A partir do nome hebraico רִבְקָה (Rivqah), possivelmente significando "um laço", em hebraico, ou talvez derivado de um nome aramaico. Leia o post completo aqui.

Santa Regina - Significa “rainha” em latim. Leia o post completo aqui.

Santa Rita de Cássia - Rita é um diminutivo de Margherita e outros nomes que terminam em rita. Leia o post completo aqui.

Santa Rosália - É um nome latino antigo derivado da palavra “Rosa”, segundo o Behind The Name. Outras fontes indicam que o nome Rosália resulta da contração dos nomes "Rosa" e "Lilia" (Lirium). Leia o post completo aqui.

Santa Rute - Ruth origina-se a partir de um nome hebraico derivado da palavra רְעוּת (Re'ut), que significa "amigo". Este é o nome do personagem central do Livro de Ruth, no Antigo Testamento. Leia o post completo aqui.


Letra S


Santa Sara - Significa "Senhora" ou "princesa" em Hebraico. Na Bíblia, é o nome da esposa de Abraão (Antigo Testamento). Leia o post completo aqui.

Santa Sílvia - Sílvia é a forma feminina de Sílvio, que é derivado do latim “Silva”, ou seja, “madeira, floresta”. Leia o post completo aqui.

Santa Sofia - Sofia significa “sabedoria” em grego.  Leia o post completo aqui.

Santa Solange - Solange é um nome feminino francês, que se trata da forma francesa do latim tardio Sollemnia, que deriva do latim “sollemnis”, que significa “religioso”. Então, Solange significa “religiosa”.

Santa Sonia - Sonia é uma das variantes de Sofia, que significa “sabedoria”.


Letra T


Santa Tatiana - Tatiana é a forma feminina do nome romano Tatianus, um derivado do nome romano Tácio (Tatius). Leia o post completo aqui.

Santa Teresa de Ávila, Santa Teresa Eustochio Verzeri, Santa Terezinha - Já referido acima, na Letra M, de Madre Teresa.

Santa Thaís - Taís é um nome feminino, que tem origem no grego Θαις, que quer dizer “cabeça,  bandagem”. Ele foi levado por uma grega do século III a.C que foi creditado como responsável pela queima de Persépolis. Leia o post completo aqui.


Letra U


Santa Úrsula e Santa Úrsula Ledochowska - Úrsula significa “ursinha” derivado do latim. Leia o post completo aqui.


Letra V


Santa Valentina - Desde o cognome romano Valentinus, que em si foi a partir do nome Valens que significa "forte, vigorosa, saudável", em latim. Leia o post completo aqui.

Santa Veridiana - Veridiana é a forma portuguesa (Brasil) - enquanto Viridiana é a forma espanhola - de Viridianus, um cognome romano antigo. Deriva do elemento romano gentio "Viridius". Viridius pode ter dois significados: A partir do latim "Viridis", ou seja, "verde". Ou a forma latinizada de Viridios, de origem celta e de significado desconhecido. Há uma teoria que deriva do proto-celta "wird", ou seja, "verde", ou a partir de wīrjā, ou seja, "verdade" combinado com di- "a partir, tem" (que significa, portanto, "aquele que tem a verdade").  Leia o post completo aqui.

Santa Verônica - O Behind The Name diz que Verônica é uma alteração latina do nome grego Berenice, que significa “trazendo vitória”. A ortografia foi influenciada pela expressão latina “vera icon”, ou seja, “imagem verdadeira”. Leia o post completo aqui.

Letra Z


Santa Zenaide - Aparentemente um derivado grego de Ζηναις (Zenais), que derivou do nome do deus grego Zeus.

Santa Zita - Significa "menina" em italiano toscano, ou então, um diminutivo de Felicità.





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário