quarta-feira, 7 de junho de 2017

Christel & Christelle

.


Christel é um nome feminino, aparentemente, um diminutivo alemão de Christine, enquanto Christelle é o diminutivo francês.  Christine é uma das formas de Cristina, que deriva do latim tardio Christina, que corresponde à qualidade de ser cristã, logicamente por inspiração em Jesus Cristo.

Nos Estados Unidos, Christel entrou no ranking em 1970 e ficou dentro dos 1000 nomes masculinos mais registrados por oito anos. Em 1978 ele fechou na 767ª posição.

Christelle esteve no 100º lugar do ranking suíço em 1985, depois não volta a aparecer naquele país, pelo menos no que tange o ranking. Na França, esteve no 446º lugar no ano de 2004.

No Brasil, Christel é o nome de apenas 35 pessoas, com destaque para São Paulo, enquanto Cristel é o nome de 60 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul. Ainda, há 77 pessoas chamadas Cristele, sem gráficos disponíveis. Nenhuma das grafias aponta décadas de registro.

Christel é um nome que é belo e sutil, elegantemente simples, mas ainda encantador. Como acredito que em português, menos é mais, e a função do “h” na nossa língua é praticamente nula, Cristel ou Kristel é uma alternativa melhor. É um dos poucos nomes que simpatizo muito mais com K. Por algum motivo, Kristel me parece mais adequado. 

A atriz da República Checa, Markéta Hrubešová e o fotógrafo David Kraus tem uma filha Christel, cujo nome completo é Christell Lilly Kraus, nascida em 2005. Este é o nome verdadeiro de Chisu, uma popstar finlandesa. Seu nome completo é Christel Martina Sundberg.

Referências:

Christel Ferrier-Bruneau é uma ciclista francesa Competiu pela França nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, China.

Christel Pascal, ex-esquiadora alpina francesa;

Christel Schaack, uma modelo alemã, vencedora do concurso de beleza Miss Europa de 1955.

Christel Franziska Antonia Cranz detta Christl, uma esquiadora alpina holandesa.

Kristel Aina Fulgar, é uma atriz e cantora filipina.

Kristel  Verbeke é uma cantora belga. 

Kristel Köbrich, uma nadadora profissional chilena;

Kristel Moreno, atriz e dançarina das Filipinas.

Kristel Viigipuu, uma bi atleta estoniana;

Christel Lardux, apresentadora de televisão japonesa.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário