quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pascoal

.

Pascoal é um nome masculino, nomeadamente a forma portuguesa de Pascal. Esse é um nome marcadamente cristão, usado com proeminência em círculos católicos, pois deriva do nome latino tardio Paschalis, que significa “referente à Páscoa” ou ainda, “consagrado à Páscoa” do latim Pascha (páscoa), que por sua vez foi derivado do hebraico “pessach”.

A Páscoa é um antigo feriado hebraico que celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa hebraica coincide com o feriado cristão moderno que comemora a ressureição de Jesus Cristo, então a mesma palavra latina foi usada para ambos. O nome Pascoal e suas variantes funcionam também como sobrenome, como no caso de Blaise Pascal, o filósofo francês, matemático e inventor.

Numa boa parte dos casos, o nome Pascoal e suas variações são dados à crianças nascidas no dia da Páscoa ou no tempo da Páscoa, mas parte de sua propagação também se deve ao culto de vários santos que levam esse nome.

De acordo com estimativas, a variante Pasquale é o vigésimo segundo nome masculino mais usado na Itália no século XX. O nome (traduzido de vários modos conforme a língua de cada país) foi adotado por 2 papas católicos, e também por 2 antipapas.

Temos as variantes Pascal (francês), Paskal (búlgaro), Pasco (cornualês), Paskal, Pasko (croata), Pascasio, Pasquale, Pasqualino (italiano), Paschalis (romano), Paskal (macedônico), Pascual (espanhol), Paskali, Pashk (albanês), Bazkoare, Paskasi (basco), Pasqual (catalão), Paschal (checo), Paschasios (grego antigo), Paschasius, Paschalis, Pasqualis (latim), Paskalis (lituano), Paszkál (húngaro).

Pascoal é o nome de 5.232 pessoas do sexo masculino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é a Bahia, e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 50. Pascual tem 178 registros no IBGE enquanto Pascal tem 370, e a variante Pasqual soma 502 pessoas. Ainda, a grafia Paschoal tem 900 pessoas constando nos dados do IBGE.

Na Arpen/SP de 2015 encontramos 2 registros de Paschoal, mas nenhuma outra grafia consta.

Referências:

Pascoal de Gregório, ou somente Pascoal, foi um futebolista brasileiro.
Pascoal de Azevedo foi um administrador colonial português.
Pascoal Bailão (em espanhol: Paschal Baylon ou Pascal ou Pascual; 1540–1592) foi um frade espanhol venerado como santo pela Igreja Católica. 
Pascoal Mocumbi (nascido a 1941) é um médico e político moçambicano. 

Monte Pascoal é um bairro da Zona Norte de Manaus




.